Arquidiocese em festa: padre Charles Kermaunar é ordenado no Santuário São Cristóvão

13/06/2022

Arquidiocese em festa: padre Charles Kermaunar é ordenado no Santuário São Cristóvão

"Eu não vim para o Rio de Grande do Sul para ser padre. Contudo, com a experiência que vivi aqui, entrar para o Seminário se tornou um passo irresistível. E vocês São Cristóvão estiveram sempre ao meu lado. Jamais conseguirei retribuir o que vocês fizeram e me ensinaram. Eu serei sempre apaixonado por esse lugar", disse o padre Charles Kermaunar na sua ordenação Presbiteral na fria noite de 10 de junho, que ficará marcada na memória da comunidade do Santuário São Cristóvão, no bairro Igara, em Canoas, que lotou a igreja para participar da celebração. A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler. Concelebrou o bispo auxiliar Dom Darley José Kummer, além dos padres do clero diocesano.

 

Entre os fiéis que marcaram presença estavam o pai do novo sacerdote, Mateus Kermaunar, paroquianos da paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga, de Porto Alegre, onde padre Charles seguirá exercendo seu ministério agora como vigário paroquial. Também o prefeito de Canoas, Nedy Vargas, o presidente da Câmara Municipal, vereador Eracildo Linck, o prefeito de Butiá, Daniel Almeida, que veio acompanhado de fiéis da Paróquia Santa Teresinha onde Charles trabalhou como seminarista, entre outras autoridades.

 

Após ser ordenado sacerdote, o padre Charles Kermaunar recebeu os fiéis, os colegas do Clero, seminaristas, religiosos e os seus familiares, que vieram do Mato Grosso do Sul e que quase não conseguiram chegar de avião em Porto Alegre na quinta-feira em razão do nevoeiro, para uma confraternização no salão paroquial. A primeira missa presidida pelo padre Charles ocorreu no domingo, às 10h, também no Santuário São Cristóvão.

 

No próximo dia 24 de junho será ordenado presbítero o diácono Henrique Zimmer. No dia 1º de julho é a vez do diácono Aluísio Cabreira.  

 

Homilia Dom Jaime Spengler

 

A homilia do arcebispo Dom Jaime Spengler está disponível no canal da Arquidiocese de Porto Alegre nas plataformas de áudio. Para quem quiser ouvir basta entrar no link abaixo. 

 

https://open.spotify.com/episode/56S2ZILEZpqGmgiJEYx6jO?si=WfiCJw0EQDCH68G1CEyebQ

 

Agradecimento de Charles Kermaunar

 

A mensagem de agradecimento do padre Charles Kermaunar logo após receber o segundo grau do sacramento da Ordem está disponível no canal da Arquidiocese de Porto Alegre nas plataformas de áudio. Para quem quiser ouvir basta entrar no link abaixo.

 

https://open.spotify.com/episode/1aLWfMCmWfbvFFyWtKaM8d?si=2P-rF6nFQGe7eZM8yvENxw


Da Ciência Política para o sacerdócio

 

Charles Kermaunar é Sul-mato-grossense de Fátima do Sul, onde fez sua iniciação na Igreja Católica com sua família. “Quando criança o meu pai trabalhava em campanhas políticas e eu gostava de estar com ele, mais do que estar na Catequese, a ponto de eu rodar na Catequese por falta em um determinado ano”, lembra com bom humor o futuro sacerdote.

 

Foi durante a preparação para receber o sacramento da confirmação - Crisma - que Charles começou a olhar com mais carinho para a vocação ao sacerdócio.  “A partir deste momento que convivi mais próximo dos padres e irmãs da minha região percebi o bonito testemunho que davam. Lembro especialmente do padre palotino chamado Roberto Nascimento. Em um dia que o meu pai foi para o hospital depois que uma barra de ferro da colheitadeira atingiu o pescoço dele. Liguei tarde da noite para o padre Roberto que me atendeu de imediato, rezando comigo pelo telefone. Felizmente o pai se recuperou”, lembra Charles, referindo-se ao seu pai, Mateus.

 

A paixão pela política o trouxe para o Rio Grande do Sul para estudar Ciência Política. Ele se formou em agosto de 2010, ingressou no Mestrado na área e chegou a exercer a atividade de Assessor Parlamentar na Fecomércio. “Eu não vim para o Rio Grande do Sul para ser padre, seminarista. Me questionei muito e não foi fácil tomar a decisão. Contei com o apoio dos amigos de igreja, dos padres que me orientaram no discernimento, dos meus amigos de paróquia para, enfim, dedicar-me inteiramente a Deus”, frisa Charles.


Experiência na Restinga

 

Charles Kermaunar ingressou no Seminário no ano de 2014. No final de novembro de 2021 foi ordenado diácono transitório e foi enviado para a paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga, na zona sul de Porto Alegre, onde trabalha ao lado do pároco, padre Claudionir Ceron e o vigário paroquial, padre Luís Carlos Pedroso, ordenados há 25 e 30 anos respectivamente. Na região funciona o Centro Social Padre Pedro Leonardi, uma instituição sem fins lucrativos, vocacionada a atender pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

 

“São dez comunidades e 37 quilômetros de distância entre a primeira e a mais longe. Aqui foi possível perceber a diversidade de atuações do padre. Uma localidade é mais rural. A cultura, o modo de rezar, são diferentes. Outra tem perfil urbano de classe média, também temos as famílias da periferia, considero um grande aprendizado para a minha futura caminhada”, destaca Charles Kermaunar, que também auxilia o projeto do Centro Social Padre Pedro Leonardi. “Um aspecto muito bonito é o trabalho com as crianças no contra turno escolar. Por vezes olhamos apenas as necessidades materiais, mas é preciso ter atenção com a parte espiritual, os vínculos, despertar a questão empreendedora para que possam ter uma vida digna”, salienta Charles.

 

Para conhecer mais a trajetória do futuro sacerdote está disponível em vídeo e áudio entrevistas com Charles Kermaunar.  Abaixo os links

 

Canal da Arquidiocese de Porto Alegre no YouTube

https://youtu.be/45DEtv0Y2Ic

 

Entrevista em áudio com o diácono Charles Kermaunar

 

https://open.spotify.com/episode/08J9zVTw3FntswnDQWhcUi?si=SmuQK_URSnSMCeqKFWGdpg

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: