Arquidiocese ganha quatro novos diáconos transitórios

28/11/2022

Arquidiocese ganha quatro novos diáconos transitórios

Os seminaristas Danton Pereira, 27, Darlan Schwaab, 33, Lucas Lacerda, 29, e Rodrigo Rubi, 26, receberam na noite de sexta-feira (25) o primeiro grau da ordem, em celebração realizada na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre. Os quatro novos diáconos transitórios da Arquidiocese de Porto Alegre serão ordenados presbíteros entre os meses de maio e junho de 2023, confira abaixo das datas:

 

26 de maio de 2023 - Danton Pereira (paróquia Santa Rita de Cássia - Nova Santa Rita)

02 de junho de 2023 - Darlan Schwaab (paróquia São Vicente Mártir - Porto Alegre)

09 de junho de 2023 - Lucas Lacerda (paróquia Santa Luzia - Cachoeirinha)

16 de junho de 2023 - Rodrigo Rubi (santuário São Cristóvão - Canoas)

 

A Missa de Ordenação Diaconal lotou a Catedral Metropolitana. Fiéis de diversas paróquias no território da Arquidiocese marcaram presença. Mobilizaram-se de forma especial às comunidades de origem dos diáconos bem como àquelas em que cada um deles cumpriu o seu período pastoral. 

 

Os diáconos Danton, Darlan, Lucas e Rodrigo, estavam acompanhados de seus familiares - pais, irmãos e sobrinhos -  que acompanharam a solenidade com grande emoção. Após a Santa Missa foi realizada uma confraternização no Salão Nobre da Catedral.

 

Dom Jaime Spengler designou as seguintes paróquias para os diáconos transitórios exercerem seu ministério até a ordenação sacerdotal no ano de 2023. Diácono Darlan na paróquia São Geraldo (Porto Alegre); Diácono Danton na paróquia Santa Rosa de Lima (Porto Alegre); Diácono Lucas na paróquia Santa Bárbara (Arroio dos Ratos); Diácono Rodrigo na paróquia Nossa Senhora de Fátima (Guaíba). 

 

O arcebispo de Porto Alegre em sua homilia destacou o caráter de serviço do ministério diaconal, lembrando que todo presbítero é diácono. “A nossa missão apostólica requer três coisas. A oração, o serviço da Palavra e o serviço das Mesas. Nem tudo deve ser realizado por todos. Estes elementos são conhecidos por nós, indicam que a fé cristã está alicerçada em uma experiência mística. É comunhão com Deus por meio da Palavra, devendo se tornar comunhão com os irmãos e irmãs no serviço aos mais necessitados”, enfatizou Dom Jaime Spengler. 

 

Ao se dirigir aos quatro diáconos, Dom Jaime Spengler lembrou que eles acolheram um chamado do Senhor e responderam positivamente. “Não serão diáconos para si mesmos. Pediram para ser ordenados e assim fazerem-se servidores, diáconos, na obediência à Igreja particular. Todos nós presbíteros ordenados somos diáconos. A diaconalidade é e permanecerá sempre uma dimensão de todo o ministério eclesial que o Senhor, sintetizando em si todos os ministérios, se também ele diácono e assim permanece entre nós hoje e até o final dos tempos.”

Ouça a homilia completa de Dom Jaime Spengler – https://open.spotify.com/episode/24Oau757DigQZLeMqEhfVX?si=a94710ce4db84967

 

O diácono Rodrigo Rubi leu a mensagem em nome de seus colegas de turma. “Vocação é graça e missão. Somos felizes por poder servir. Agora, como ministros ordenados, apenas continuamos uma tarefa de todos os batizados. Somos vocacionados, chamados a evangelizar, forjados pela misericórdia de Deus e pelo encontro com as mais diversas realidades em nossa Arquidiocese.”

 

Ouça a mensagem completa do diácono Rodrigo – https://open.spotify.com/episode/3kCTvUue7cPUp6bjyy83uo?si=aa80d0103abe4c4d

 

Ano Vocacional 2022-2023

 

A Ordenação Diaconal também marcou a abertura oficial do 3º Ano Vocacional no Brasil na Arquidiocese de Porto Alegre. “Corações ardentes pés a caminho” é o lema escolhido para o Ano Vocacional. As barcas vocacionais serão enviadas para as paróquias a partir do mês de dezembro. Na celebração foi apresentada também a nova identidade visual do Serviço de Animação Vocacional (SAV). 

 

As comunidades da Arquidiocese de Porto Alegre foram convocadas de maneira especial a rezar pelas vocações todas as sextas-feiras. Na celebração foi apresentada a campanha da Pia Obra das Vocações Sacerdotais, que caminhará em conjunto com o projeto Amigos do Seminário. A iniciativa tem como objetivo auxiliar na formação dos futuros padres da Arquidiocese. 


 

 Seminarista Danton Gabriel Pereira 

 

Gaúcho de Viamão, o seminarista Danton Gabriel Pereira nasceu no dia 08 de outubro de 1995. Seus pais se chamam Élbio e Rosane. Danton tem dois irmãos –  Lidiane, 37, e Peterson, 34. Sua paróquia de origem é a paróquia Santa Rita de Cássia, no município de Nova Santa Rita, na Grande Porto Alegre.

 

Paróquias onde o diácono Danton realizou pastoral: Santa Rita de Cássia (paróquia de origem); Nossa Senhora da Boa Viagem (Cachoeirinha); Kairós (Promoção Vocacional); São João Maria Vianney (Viamão); Nossa Senhora Aparecida (Canoas); Senhor Bom Jesus (Porto Alegre); Santuário São Cristóvão (Canoas); Santa Hedviges (Alvorada).

 

 

Seminarista Darlan Heleno Schwaab

 

O seminarista Darlan Heleno Schwaab nasceu no dia 14 de abril de 1989, em Rio Branco (AC), mas ainda bebê sua família se mudou para Porto Alegre. Sua paróquia de origem é a São Vicente Mártir, no bairro Camaquã. Os pais se chamam José Darci e Noeli. Seus irmãos se chamam Neander e Juliano.

 

Paróquias onde o diácono Darlan realizou pastoral: Paróquia São Vicente Mártir (paróquia de origem); Jesus Divino Mestre (Porto Alegre); Santuário Nossa Senhora dos Navegantes (Porto Alegre); Nossa Senhora da Conceição (Viamão); Equipe Kairós (Promoção Vocacional); Santuário Santa Rita de Cássia (Porto Alegre); Diocese de Xingu-Altamira (projeto igrejas-irmãs)

 

Seminarista Lucas Silva de Lacerda

 

O seminarista Lucas Lacerda nasceu em Esteio no dia 09 de novembro de 1993. Ele  cresceu em Cachoeirinha e a sua paróquia de origem é a  Santa Luzia. Os seus pais se chamam Teresinha e José Antônio. Lucas é o caçula e  tem dois irmãos - Diogo e Thaís.

 

Paróquias onde o diácono Lucas Lacerda fez a Pastoral: Santa Luzia (Cachoeirinha); São Manoel (Porto Alegre); Senhor Bom Jesus (Porto Alegre); Nossa Senhora dos Navegantes (Charqueadas); São Vicente de Paulo (Cachoeirinha); Kairós  (Promoção Vocacional); Nossa Senhora Aparecida (Canoas);  Santa Bárbara (Arroio dos Ratos).

 

 

Seminarista Rodrigo Barroso Spehr Rubi

 

O seminarista Rodrigo Barroso Spehr Rubi nasceu no dia 21 de janeiro de 1996, em Canoas, na Grande Porto Alegre. Filho de Vilnei Spehr Rubi e Filomena Maria Barroso Gomes, tem um irmão, Douglas,  e um sobrinho, do qual é padrinho de batismo. Sua paróquia de origem é o Santuário São Cristóvão, no bairro Igara, em Canoas. 

 

Paróquias onde o diácono Rodrigo Rubi fez Pastoral: Santuário São Cristóvão (paróquia de origem); São Pedro (Porto Alegre); Nossa Senhora da Conceição (Porto Alegre); Santuário Nossa Senhora dos Navegantes (Porto Alegre); Rede de Comunidades Santa Cruz - (Viamão); Imaculado Coração de Maria (Esteio); Kairós (Promoção Vocacional); Nossa Senhora de Salete (Porto Alegre); Nossa Senhora dos Navegantes (Charqueadas).


Para quem quiser assistir a celebração: https://fb.watch/h4p1TOo3UY/

 

 

Fotos Marcos Koboldt/Assessoria de Comunicação Arquidiocese de Porto Alegre

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: