23/07/2025
A Doutrina Social da Igreja impulsiona a participação dos leigos na esfera pública para que a sociedade possa controlar a ação do Estado e assegurar a efetividade das políticas públicas. Com ênfase nessa compreensão, a Dimensão Sociotransformadora da Arquidiocese de Porto Alegre vai qualificar lideranças paroquiais para atuação competente e segura nos conselhos de proposição e efetivação de políticas públicas de desenvolvimento social. A informação é do Coordenador da Dimensão Sociotransformadora na Arquidiocese, Elton Bozzetto.
Segundo ele, o programa de formação será realizado de 02 a 30 de setembro, nas terças-feiras a noite na modalidade online. “O formato foi escolhido em reunião do dia 18 de julho, para atender as dificuldades de deslocamento das lideranças, em razão as distâncias entre as distintas regiões da Arquidiocese. Os conteúdos irão privilegiar a fundamentação evangélica para a presença dos católicos nos espaços de incidência política e os aspectos técnicos, legais e administrativos da função de conselheiro de políticas públicas”, explica.
Elton destaca que este programa de formação tem o propósito de qualificar a presença da Igreja no espaço público, a fim de promover a garantia de direitos e o desenvolvimento social com fomo da promoção e na autonomia das pessoas em situação e vulnerabilidade social. “Temos uma orientação importante do evangelho, do catecismo da Igreja Católica e da Doutrina Social da Igreja que oferecem uma contribuição fundamental para que possamos garantir os direitos fundamentais e programas sociais que promovam a dignidade humana”, diz.
Na primeira quinzena de agosto serão distribuídos os materiais de orientação e a inscrição dos participantes. Todas as inscrições deverão ser chanceladas pelos párocos e pelas equipes da caridade das paróquias. No dia 18 de agosto, às 19h30min, será realizada uma live de lançamento do curso.
Texto: Dimensão Sociotransformadora da Arquidiocese de Porto Alegre