05/05/2025
Arquidioceses e dioceses de todo o mundo vivem a expectativa pelo conclave que terá início na quarta-feira, 7 de maio. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou orientações litúrgicas para este período de Sé Vacante às comunidades do país. A Arquidiocese de Porto Alegre, em comunhão, sugere que suas comunidades sigam as diretrizes que orientam as celebrações litúrgicas e as orações dos fiéis para este momento.
Com o início do Conclave, a Arquidiocese incentiva a participação ativa dos fiéis em orações fervorosas pela eleição do novo Papa. Serão celebradas, quando permitido, Missas “para a eleição do Papa”, conforme o Missal Romano, além de intercessões especiais nas celebrações e na Liturgia das Horas, pedindo: “Senhor nosso Deus, dai à Igreja um novo Papa, princípio e fundamento visível da unidade na fé e da comunhão na caridade.”
Assim que o novo Romano Pontífice for eleito e proclamado, a Igreja retoma a menção habitual ao Papa nas liturgias. A Arquidiocese prepara-se, então, para render graças a Deus pelo novo sucessor de Pedro e incluir preces pelo seu ministério, como: “Para que o Bom Pastor ilumine o nosso Papa N. com o seu Espírito, a fim de que ele ajude cada cristão a ser sal da terra e luz do mundo.”
Vivendo este tempo com fé e espírito de comunhão, a Arquidiocese se une a toda a Igreja na confiança de que o Espírito Santo conduzirá com sabedoria a escolha do novo Pastor.
Confira alguns dos indicativos para a Igreja:
DURANTE O CONCLAVE
Neste momento em que se celebra o rito de eleição do sucessor de Pedro, a Igreja, unida aos Cardeais eleitores, implora de Deus o novo Sumo Pontífice como dom da sua bondade e providência. É necessário que toda a Igreja, como a primeira comunidade dos cristãos, em união com Maria, Mãe de Jesus, persevere na oração (cf. Ordo Rituum Conclavis, n. 2). Por isso, nesses dias, os fiéis devem elevar a Deus fervorosas orações para que ele ilumine a mente dos eleitores e os torne concordes no desempenho do seu ofício, a fim de que a eleição do Romano Pontífice seja solícita, unânime e benéfica para o bem de todo o povo de Deus (cf. Ordo Rituum Conclavis, n. 19).
ORAÇÃO PELA ELEIÇÃO DO NOVO PAPA
A partir do dia 07 de maio e durante o Conclave, quando as normas litúrgicas permitirem, pode ser celebrada a Missa para diversas necessidades “para a eleição do Papa” (Missal Romano, p. 1064; IGMR, n. 368-377). Nessas celebrações, usa-se vestes sagradas da cor própria do dia (cf. Missal Romano, p. 1054).
Na Igreja, a oração é a força que favorece a unidade de todos os membros no único Corpo de Cristo (cf. 1Cor 12,12). Por isso, pode ser acrescentada na Oração Universal das celebrações e nas preces da Liturgia das Horas, uma das seguintes intercessões.
Na Liturgia das Horas (nas Laudes, depois da última invocação; nas Vésperas, antes da última intercessão):
– Senhor nosso Deus, pastor e guia de todos os fiéis, dai à Igreja um novo Papa; que ele seja para o vosso povo o princípio e o fundamento visível da unidade na fé e da comunhão na caridade.
– Deus eterno e onipotente, ouvi a nossa súplica: dai à vossa Igreja espalhada pelo mundo um pastor segundo o vosso coração, que edifique a comunidade cristã pela palavra e pelo exemplo, com docilidade e solicitude.
Na Oração Universal das celebrações:
– Para que o Senhor nosso Deus, pastor e guia de todos os fiéis, dê à Igreja um novo Papa, princípio e fundamento visível da unidade na fé e da comunhão na caridade. Oremos.
- Pelo Colégio Cardinalício, reunido em Conclave, para que viva este momento eclesial como um acontecimento de graça e discernimento espiritual, na escuta da Vontade de Deus. Oremos.
– Para que o Conclave não seja um “lugar fechado”, mas sim um Cenáculo aberto ao mundo inteiro, no qual prevaleça a liberdade do Espírito, que rejuvenesce a Igreja, purifica os corações e cria um mundo novo. Oremos.
APÓS A ELEIÇÃO DO NOVO PAPA
“Depois da aceitação, o eleito, que já recebeu a ordenação episcopal, é imediatamente Bispo da Igreja Romana, verdadeiro Papa e Chefe do Colégio. Ele adquire, de fato, o poder pleno e supremo sobre a Igreja universal, e pode exercê-lo” (Universi Dominici gregis, n. 88). Por isso, a partir do momento da proclamação do Romano Pontífice eleito, a Igreja, nas celebrações litúrgicas, recordará o Papa da maneira habitual.
As nossas comunidades cristãs são convidadas a dar graças ao Senhor pela eleição do novo Romano Pontífice e a rezar pelo novo Papa em todas as celebrações e na Liturgia das Horas. Quando as normas litúrgicas permitirem pode ser celebrada a Missa para diversas necessidades “Pelo Papa” (Missal Romano, p. 1060). Nessas celebrações, usa-se vestes sagradas da cor própria do dia (cf. Missal Romano, p. 1054).
Uma das seguintes intercessões pode ser acrescentada na Oração Universal das celebrações e nas preces da Liturgia das Horas:
Nas Laudes, depois da última invocação:
– Deus nosso Pai, que sempre sustentais a vossa Igreja, nós vos damos graças pela eleição do Papa N.:. Concedei-lhe edificar o povo que lhe foi confiado com a palavra e o exemplo.
– Deus eterno, que assistis a Igreja com amor providente, sustentai com a vossa bênção o vosso servo e nosso Papa N., para que o seu ministério seja rico de frutos abundantes.
Nas Vésperas, antes da última intercessão:
– Deus de amor, santificai e protegei a Igreja, para que, sob a direção do nosso Papa N., ela se alimente assiduamente do Evangelho e da Eucaristia e cresça na comunhão do vosso Espírito. – Senhor nosso Deus, que escolhestes o vosso servo N. para Bispo de Roma, sustentai-o com o vosso amor para que ele seja fundamento visível de unidade na fé e comunhão na caridade.
Na Oração Universal das celebrações:
– Pelo Papa N., para que edifique o povo de Deus que lhe foi confiado com a palavra e o exemplo. Rezemos ao Senhor.
– Para que o Deus eterno, que assiste a Igreja com amor providente, sustente com a sua bênção o nosso Papa N., e coroe o seu ministério com frutos abundantes. Rezemos ao Senhor.
– Para que o Bom Pastor ilumine o nosso Papa N. com o seu Espírito, a fim que ele ajude cada cristão a ser sal da terra e luz do mundo. Rezemos ao Senhor.