Campanha da Fraternidade 2023 é lançada na Arquidiocese de Porto Alegre

23/02/2023

Campanha da Fraternidade 2023 é lançada na Arquidiocese de Porto Alegre

A Campanha da Fraternidade 2023 na Arquidiocese de Porto Alegre foi apresentada oficialmente na quarta-feira (22), em evento realizado no Mensageiros da Caridade, no bairro Azenha, com a presença de lideranças religiosas e civis do Rio Grande do Sul. O tema deste ano é Fraternidade e Fome e o lema extraído do Evangelho de São Mateus - “Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16).

 

O Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, lembrou que a CF 2023 aborda pela terceira vez o tema da fome - anteriormente em 1975 e 1985. “Depois de 38 anos, chama a atenção o fato de retomar essa temática. Isso significa que o Brasil tem dificuldade de fazer frente a este escândalo. O Papa Francisco lembra que a ‘fome é um escândalo’, na sua mensagem enviada à CNBB pela abertura da Campanha. O nosso país tem um extraordinário desenvolvimento na agricultura, mas não consegue saciar a fome de sua gente. Precisamos avançar muito para construir uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou Dom Jaime Spengler. 

 

No evento de lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 foram apresentados alguns indicadores referentes ao atendimento às famílias mais carentes dentro da Arquidiocese de Porto Alegre. Os dados ainda não estão finalizados, mas apontam que no ano de 2022 foram arrecadados mais de 860 toneladas de alimentos - desse total 178 foram pelo Mensageiros da Caridade. Mais de 58 mil famílias foram atendidas, e cerca de 3,3 mil cestas básicas entregues pelo Mensageiros da Caridade


Sociedade engajada para enfrentar a fome

 

Para enfrentar um problema desta dimensão, o arcebispo de Porto Alegre reforçou que é necessário o envolvimento de toda a sociedade para transformar esta realidade. “Quando falamos de fome - que muitos não sentem de perto - ela é sentida quando o estômago dói. Deve ser muito duro para um pai e uma mãe de família não ter o que oferecer para os seus com o objetivo de saciar esta necessidade básica do ser humano. Desejamos através da Campanha da Fraternidade promover a consciência em torno deste desafio que nos assola. Precisamos reunir as melhores forças de nossa sociedade: pessoas, empresas, empresários, entidades. Quem se dispõe para realmente tomar consciência de que o problema é de cada um de nós”, acrescentou. 

 

Dom Jaime Spengler fez uma convocação para que a comunidade cristã abrace a temática da CF 2023. “Entre nós comunidade de fé existem vozes que criticam a Campanha como tal, que não seja algo digno de quem tem uma prática religiosa. Esta é uma visão egoísta, reducionista da própria fé. Neste contexto vale recordar a expressão de Jesus no Evangelho. ‘Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância’, não só alguns. Como discípulos que somos devemos nos preocupar com tudo aquilo que diz respeito ao ser humano.”

 

O evento de lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 contou com a participação de especialistas na área de Nutrição e Segurança Alimentar. Em suas apresentações destacaram que a fome não se trata apenas de dar de comer para os que não têm alimento, mas que todo o ser humano tem o direito de fazer uma refeição de qualidade, pois muitas famílias que têm poucos recursos financeiros acabam comprando alimentos pobres nutricionalmente pelo fato de serem o que é possível adquirir. 

 

Educação e Segurança Alimentar

 

Neste sentido, a nutricionista Carolina Resende, que trabalha na Unidade de Segurança Alimentar da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, reforçou a necessidade da Educação Alimentar para toda a população. “Um exemplo é a questão de ensinarmos às pessoas a ler os rótulos dos alimentos. Quanto maior a lista geralmente pior o alimento. Quando se precisa escolher o produto pelo menor preço, deveríamos despertar essa consciência de tentar ir pelo caminho nutricional mais adequado”, destacou. 

 

A palavra da nutricionista foi endossada pelo secretário de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Leo Voigt. “Educação alimentar é um tema urgente de ser abordado junto à população. A fome também causa problemas na população que tem uma alimentação inadequada resultando obesidade em uma parcela importante da população”, salientou. 

 

Juliano Ferreira de Sá,  presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (CONSEA/RS), lembrou que a insegurança alimentar possui diferentes níveis. “Os dados atuais mostram que apenas 41% da população brasileira se alimenta de forma plenamente adequada. Em graus diferentes, são 65 milhões de brasileiros convivendo com a fome. O maior problema é concentrado nas pessoas que têm meio salário mínimo como renda per capita”, explicou Juliano. 

 

A representante da Emater-RS, nutricionista Leila Ghizonni, apresentou a reflexão sobre a educação alimentar e a produção de alimentos no Brasil. “O conhecimento sobre o plantio, o aproveitamento do alimento, alternativas como troca de sementes e mudas, pode transformar o modo como produzimos o alimento, tornando as pessoas mais soberanas sobre o que consumir, sem depender dos grandes produtores”, refletiu a nutricionista. 

 

A Campanha da Fraternidade 2023 tem como gesto concreto a Coleta Nacional da Solidariedade, que ocorrerá no dia 02 de abril - Domingo de Ramos.

 

Foto Marcos Koboldt/Ascom Arquidiocese de Porto Alegre



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: