23/06/2025
Uma celebração especial, realizada no sábado, 21, na Catedral Metropolitana, marcou o encerramento da Semana do Migrante na Arquidiocese de Porto Alegre e também os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. A missa foi presidida por Dom Juarez Destro, bispo auxiliar de Porto Alegre, e concelebrada pelos padres Rogério Luis Flores, pároco da Catedral; Pe. Ademar Barilli, coordenador da Pastoral Migratória da CNBB Sul 3; Pe. Rodinei Sierpinski, presidente do CIBAI Migrações; Frei Hélio Dalla Costa, assistente espiritual do Hospital Mãe de Deus; e Pe. João Almendra, missionário português.
Dom Juarez destacou a importância de garantir dignidade a todos os que chegam ao país em busca de uma nova vida. “Nem sempre nós, como povo, acolhemos bem os migrantes. É necessário fazer um exame de consciência e lembrar que somos todos irmãos, filhos de um único Pai. Como seguidores de Jesus, não podemos dar um contratestemunho. Precisamos acolher e garantir dignidade a quem chega ao nosso município”, afirmou o bispo.
A celebração integrou a programação da Semana do Migrante, promovida há 40 anos pela Igreja em todo o Brasil, por meio da Pastoral do Migrante, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o drama e a esperança de quem parte em busca de um recomeço. Ao longo da semana, as paróquias da Arquidiocese desenvolveram diversas ações que marcaram a Semana do Migrante, aberta oficialmente no dia 14 de junho, na Paróquia São Sebastião Mártir.
· Assista também à nossa reportagem sobre locais de atuação da igreja no atendimento ao migrante em Porto Alegre.