Do clero da Arquidiocese de Porto Alegre ao episcopado: Dom Maurício Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga

19/08/2022

Do clero da Arquidiocese de Porto Alegre ao episcopado: Dom Maurício Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga

O  dia 19 de agosto de 2022 ficará na memória da Arquidiocese de Porto Alegre e da diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT), que unidas em oração com toda a Igreja Católica, participaram da ordenação episcopal de Dom Maurício da Silva Jardim, realizada na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre, que ficou completamente lotada.  A última ordenação episcopal celebrada em Porto Alegre foi no ano de 2009. A posse solene de Dom Maurício na diocese será no dia 23 de outubro, na Catedral de Santa Cruz.

 

A solenidade trouxe para Porto Alegre bispos das setes arqui/dioceses do Mato Grosso, além de 16 padres e dez seminaristas. Um ônibus percorreu 2 mil quilômetros desde Rondonópolis para estar presente na celebração. A alegria deste parcela do povo de Deus contagiou toda a assembleia celebrante. A diocese de Rondonópolis estava vacante – sem bispo – desde março de 2021,  quando Dom Juventino Kersting faleceu aos 74 anos vítima do Covid-19.

 

Representantes do Clero de todas as regiões do Brasil também participaram da ordenação episcopal de Dom Maurício, além de religiosos, diáconos, autoridades civis e militares e os fiéis.  A família do bispo também marcou presença, estavam na catedral Cecy Jardim, 86 anos, mãe de Dom Maurício, além de seus irmãos e sobrinhos.

 

Liturgia

 

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, foi o bispo ordenante da celebração. Os bispos co-ordenantes foram Dom Sílvio Dutra, da diocese de Vacaria (RS) e Dom Esmeraldo Barreto de Farias, da diocese de Araçuaí (MG).  Dom Maurício da Silva Jardim será o quarto bispo nascido no Rio Grande do Sul a exercer o seu ministério episcopal no Estado do Mato Grosso. Dom Maurício é o primeiro bispo de em atividade em uma diocese brasileira nascido na Grande Porto Alegre. 

 

A música litúrgica foi composta por 20 pessoas,  com membros de diversas paróquias da Arquidiocese e seminaristas do Seminário Maior de Viamão. As músicas foram escolhidas por Monsenhor Maurício, com a ajuda do Pe. Luciano Massullo, cerimoniário da ordenação e do Seminarista Rodrigo Rubi, 26 anos, regente do coro e que será ordenado Diácono no mês de novembro. O organista da celebração foi o Seminarista Danton Pereira, 27 anos, que também será ordenado Diácono no final do ano.

 

O rito de ordenação episcopal compreendeu a imposição das mãos sobre a sua cabeça e oração consecratória, ato que repete o gesto dos apóstolos. Durante a consagração, o livro dos Evangelhos foi  aberto e pousado sobre a cabeça  de Dom Maurício. Em seguida ocorreu a unção da cabeça do eleito com óleo do Crisma, gesto que remonta como o povo de Israel elegia seus líderes. Na sequência foram entregues as episcopais - o anel, símbolo da esponsalidade com a Igreja; a mitra, sinal da santidade da Igreja; e o báculo, que representa o cajado do Bom Pastor no cuidado do rebanho.

 

Homílias

 

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, destacou em sua fala que, com aperto no coração, entregava um filho do presbitério de Porto Alegre para a diocese de Rondonópolis-Guiratinga. “Dom Maurício, hoje tu respondes ainda com mais determinação àquele e àquilo que um dia tocou o teu coração”, disse.

 

Ouça a homília de Dom Jaime Spengler – https://open.spotify.com/episode/1Jyh4vZN0HPAkdWjf5O7n8?si=Ht01aSmtQAyWjC8Ce_sufg

 

Dom Maurício Jardim recordou sua caminhada de fé desde a adolescência, a presença do clero e do povo de sua diocese, em especial os fiéis que vieram até Porto Alegre em uma viagem de 30 horas de ônibus totalizando 2.250 quilômetros. “Eu já amo esta diocese de Rondonópolis-Guiratinga. Agradeço também a minha paróquia de origem [Nossa Senhora de Fátima de Sapucaia do Sul], aos padres, paróquias por onde passei. Rezem por mim e eu rezo por vocês”, disse.

 

Após a sua ordenação. Dom Maurício Jardim recebeu a todos para uma confraternização no salão de eventos da Catedral Metropolitana. À noite fria de Porto Alegre com temperatura inferior a 10ºc não impediu que os fiéis leigos, religiosos e o clero, confraternizaram em um momento de unidade e alegria da Igreja Católica.

 

No sábado, Dom Maurício da Silva Jardim estará em sua paróquia de origem, Nossa Senhora de Fátima, em Sapucaia do Sul, onde celebra a Missa às 19h seguido de um jantar com a comunidade. No domingo o bispo de Rondonópolis-Guiratinga participa da Romaria Vocacional do Vicariato de Gravataí, quando preside a Missa às 15h, na paróquia Nossa Senhora dos Anjos, no Centro de Gravataí. 





 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: