Dom Jaime Spengler completa nove anos como arcebispo de Porto Alegre

15/11/2022

Dom Jaime Spengler completa nove anos como arcebispo de Porto Alegre

No dia 15 de novembro de 2013, Dom Jaime Spengler foi empossado como arcebispo metropolitano de Porto Alegre em substituição a Dom Dadeus Grings, que havia renunciado no final do ano de 2011 por ter completado 75 anos.  Nestes nove anos, Dom Jaime teve ao seu lado seis bispos auxiliares diferentes.

 

Dom Agenor Girardi permaneceu como bispo auxiliar até maio de 2015, quando foi transferido para a diocese de União da Vitória (PR). Dom Agenor faleceu em 2018 aos 66 anos. Dom Leomar Brustolin foi nomeado bispo auxiliar no ano de 2015 e permaneceu até 2021, quando foi nomeado pelo Papa Francisco arcebispo de Santa Maria. No ano de 2016 foi nomeado bispo auxiliar Dom Aparecido Donizeti, que permaneceu até maio de 2022, quando foi transferido para a Arquidiocese de Cascavel (PR). Dom Adilson Pedro Busin, nomeado em 2016, Dom Darley José Kummer, nomeado em 2019, e Dom Bertilo João Morsch, nomeado este ano, são os atuais bispos auxiliares.

 

Em seus nove anos como arcebispo, Dom Jaime Spengler foi o bispo ordenante de cinco bispos: Dom Leomar Brustolin (atual arcebispo de Santa Maria), Dom Silvio Dutra (atual bispo de Vacaria), Dom Aparecido Donizeti (atual bispo auxiliar da Arquidiocese de Cascavel), Dom Darley José Kummer (bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre) e Dom Maurício Jardim (bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga). Aproximadamente 30 presbíteros diocesanos receberam o sacramento da Ordem pelas mãos do atual arcebispo de Porto Alegre.

 

Trajetória de Dom Jaime Spengler

 

Primeiro dos quatro filhos do casal Genésio e Lea Maria Spengler, nasceu em 06 de setembro de 1960, na cidade de Gaspar (SC). Jaime ingressou na Ordem dos Frades Menores no dia 20 de janeiro de 1982, quando foi admitido no Noviciado na cidade de Rodeio, distante 45 quilômetros de Blumenau.

 

A sua profissão solene ocorreu três anos depois, no dia 08 de setembro de 1985, pouco depois de ter completado 25 anos. Nos dois anos seguintes -  1986 e 1987 - cursou Filosofia no Instituto Filosófico São Boaventura de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. Dom Jaime  cursou Teologia no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, no Rio de Janeiro e depois concluiu no Instituto Teológico de Jerusalém em Israel, onde se especializou em Sagradas Escrituras no ano de 1990. A ordenação diaconal ocorreu no dia  29 de junho de 1989 - data da solenidade de São Pedro e São Paulo, na cidade de Nazaré, em Israel. De volta ao Brasil  foi ordenado sacerdote no dia 17 de novembro de 1990, em Gaspar (SC), na paróquia São Pedro Apóstolo.

 

Na Ordem dos Frades Menores (OFM), Frei Jaime exerceu seu ministério em diversas missões e cidades brasileiras. Entre 1991 e 1995, foi mestre de postulantes e professor no Seminário Frei Galvão, na cidade de Guaratinguetá (SP). Ao final deste ano embarcou para Roma, onde permaneceu três anos para escrever sua tese de doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Antonianum.

 

No retorno ao Brasil, foi vice-reitor e professor do Instituto Filosófico São Boaventura, na cidade de Campo Largo (PR); foi assistente eclesiástico da Federação Brasileira das Irmãs Concepcionistas, nos anos de 2001 e 2002; superior local e vigário da Paróquia Bom Jesus, na Arquidiocese de Curitiba, de 2004 a 2006.

 

Em 2010, assumiu como guardião da Fraternidade de Bom Jesus dos Perdões, em Curitiba, além de ser o vice-presidente da Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus de Campo Largo e trabalhar como professor no Curso de Filosofia. No dia 10 de novembro de 2010,  foi nomeado pelo Papa Bento XVI, bispo titular de Patara e auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

 

A ordenação episcopal de Dom Jaime Spengler aconteceu no dia 05 de fevereiro de 2011, em sua cidade natal Gaspar, por Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico no Brasil. No mês de setembro de 2013, o Papa Francisco nomeia Dom Jaime como arcebispo de Porto Alegre. No ano de 2019 é eleito 1º vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Este ano, o arcebispo de Porto Alegre foi eleito membro da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

 

Outras missões

 

2011-2013 - Vigário episcopal para o Vicariato de Gravataí

2012 - Nomeado procurador e ecônomo da Arquidiocese de Porto Alegre

2013 - Jornada Mundial da Juventude - um dos bispos brasileiros escolhidos para ministrar catequeses aos jovens.

2015-2019 - Presidente do Regional Sul 3 da CNBB

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: