Dom Jaime Spengler concede entrevista para a TV Cultura SP

24/10/2022

Dom Jaime Spengler concede entrevista para a TV Cultura SP

Dom Jaime Spengler concedeu entrevista para o Jornal da Cultura no últimos sábado (22). Em sua fala o arcebispo de Porto Alegre lamentou a intensificação da exploração da fé e de momentos celebrativos como espaços para angariar votos. “Não concordamos com isso. Creio que são âmbitos específicos da vida social que merecem distinção e respeito”, declarou Dom Jaime ao jornalista Leão Servo.

 

Quando perguntado sobre a polarização política que o Brasil vive, o arcebispo lembrou que “a Igreja possui uma Doutrina Social. Os bispos e presbíteros têm a missão de tornar esta doutrina conhecida e promovê-la. Uma questão distinta é assumir posição partidária. A CNBB e a Igreja no Brasil sempre tiveram um papel de destaque na vida social, tanto nos anos de exceção, mas não só. Depois disto também podemos recordar o projeto de Lei da Ficha Limpa, que é algo indiscutível como uma necessidade, e a Igreja teve um grande papel na sua aprovação. Internamente devemos lembrar o trabalho da Pastoral da Criança, da Campanha da Fraternidade, que este ano falou sobre educação com um destaque grande no momento em que estamos vivendo”, afirmou o arcebispo de Porto Alegre. 

 

Dom Jaime Spengler esclareceu ainda os telespectadores sobre o uso da cor vermelha pelos cardeais, em razão de questionamentos que o arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Scherer, precisou responder nas redes sociais em razão da foto do seu perfil com a veste oficial do Cardeal. “Através também da vestimenta os cardeais assumem a disposição de dar o sangue, caso necessário, pelo Evangelho, por causa de Cristo.

 

Por fim, o arcebispo foi perguntado sobre o convívio entre católicos e evangélicos. “Não podemos perder de vista aquilo que era o projeto de Jesus. ‘Eu vim para que todos sejam um, a unidade’. Dom Jaime recordou as palavras de Dom Helder Câmara. “Ele dizia que quando todos nós formos capazes de sonhar o mesmo sonho este sonho pode se tornar realidade no meio de nós. Isto implica buscar caminhos para construir esta unidade”, finalizou. A entrevista completa pode ser acessada no link Jornal da Cultura | 22/10/2022



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: