09/05/2025
Por ocasião da eleição do Papa Leão XIV, Cardeal Spengler convida fiéis à oração e destaca esperança de um pontificado marcado pela paz e simplicidade.
O anúncio do novo Papa, Leão XIV, foi recebido com grande alegria por fiéis em todo o mundo. Hoje, pela manhã, ainda do Vaticano, Dom Jaime Cardeal Spengler, comenta sobre a eleição e destaca a emoção de acompanhar a acolhida ao novo Pontífice.
“Foi muito bonito ver ontem à tarde a Praça de São Pedro tomada, a Avenida da Conciliação tomada de gente, para ouvir as primeiras palavras dele”, disse o Cardeal. Segundo ele, a presença do povo refletiu a esperança que o novo Papa já começa a despertar entre os católicos.
Dom Jaime ressaltou que Leão XIV é conhecido por sua simplicidade, proximidade e atenção às pessoas. “Um homem realmente muito simples”, definiu. Ele também refletiu sobre a escolha do nome papal, que remete a duas figuras históricas importantes da Igreja: Leão I, de grande influência na Cristologia, e Leão XIII, sistematizador da doutrina social da Igreja.
“Essa relação entre os dois nomes pode oferecer para nós um perfil do Papa eleito: um homem firme na doutrina e muito atento às questões sociais, especialmente a questão do desemprego, das migrações”, avaliou.
A mensagem inaugural de Leão XIV também deu destaque ao tema da paz, algo que chamou a atenção de Dom Jaime. “Os conflitos que estamos acompanhando mundo afora, como o recente entre Paquistão e Índia, preocupam toda pessoa de bom senso. E certamente essa questão da paz não passa despercebida pela mente do Santo Padre”, afirmou.
Ao final de sua fala, o Cardeal convocou toda a Igreja no Brasil a rezar pelo novo Papa: “Convido nossas comunidades, nosso clero, a vida consagrada, os seminaristas, enfim, todos a rezarmos para que o novo Papa possa ser realmente um homem a promover o Evangelho entre nós, testemunha da fé e homem de reconciliação”.
Dom Jaime também pediu a Deus que conceda ao novo Pontífice coragem, saúde, sabedoria e discernimento para conduzir a Igreja diante dos desafios atuais. “Que Deus nos abençoe, nos ilumine e nos proteja a todos”, concluiu.