Escolas católicas promovem encontro para debater a Campanha da Fraternidade

23/03/2023

Escolas católicas promovem encontro para debater a Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade 2023 foi o tema de um encontro que convidou professores de escolas católicas localizadas na Zona Norte de Porto Alegre para um momento de formação sobre o tema. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (22), no auditório do colégio Santa Dorotéia, no bairro Vila Ipiranga, na capital. Mais de 400 docentes participaram. 

 

O palestrante foi o jornalista Elton Bozzetto, coordenador arquidiocesano da dimensão Justiça, Caridade e Paz. “A palestra com mais de 400 professores das escolas da Zona Norte de Porto Alegre sobre a Campanha da Fraternidade. Encontro fraterno, provocativo e inspirador. Uma receptividade maravilhosa ao tema com propostas de ações pedagógicas nas escolas”, destacou Elton. 

 

Campanha da Fraternidade 2023

 

A Campanha da Fraternidade 2023 foi lançada na quarta-feira de Cinzas – dia 22 de fevereiro – com o tema Fraternidade e Fome, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). No Domingo de Ramos acontece a Coleta Nacional da Solidariedade. Todos os recursos arrecadados serão destinados, respectivamente, ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), sob gestão da CNBB, e o Fundo Diocesano de Solidariedade. 

 

O Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, lembrou que a CF 2023 aborda pela terceira vez o tema da fome - anteriormente em 1975 e 1985. “Depois de 38 anos, chama a atenção o fato de retomar essa temática. Isso significa que o Brasil tem dificuldade de fazer frente a este escândalo. O Papa Francisco lembra que a ‘fome é um escândalo’, na sua mensagem enviada à CNBB pela abertura da Campanha. O nosso país tem um extraordinário desenvolvimento na agricultura, mas não consegue saciar a fome de sua gente. Precisamos avançar muito para construir uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou o arcebispo metropolitano.

 

No evento de lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 foram apresentados alguns indicadores referentes ao atendimento às famílias mais carentes dentro da Arquidiocese de Porto Alegre. Os dados ainda não estão finalizados, mas apontam que no ano de 2022 foram arrecadados mais de 860 toneladas de alimentos - desse total 178 foram pelo Mensageiros da Caridade. Mais de 58 mil famílias foram atendidas, e cerca de 3,3 mil cestas básicas entregues pelo Mensageiros da Caridade.

 

Sociedade engajada para enfrentar a fome

 

Para enfrentar um problema desta dimensão, o arcebispo de Porto Alegre reforçou que é necessário o envolvimento de toda a sociedade para transformar esta realidade. “Quando falamos de fome - que muitos não sentem de perto - ela é sentida quando o estômago dói. Deve ser muito duro para um pai e uma mãe de família não ter o que oferecer para os seus com o objetivo de saciar esta necessidade básica do ser humano. Desejamos através da Campanha da Fraternidade promover a consciência em torno deste desafio que nos assola. Precisamos reunir as melhores forças de nossa sociedade: pessoas, empresas, empresários, entidades. Quem se dispõe para realmente tomar consciência de que o problema é de cada um de nós”, acrescentou. 

 

Dom Jaime Spengler fez uma convocação para que a comunidade cristã abrace a temática da CF 2023. “Entre nós comunidade de fé existem vozes que criticam a Campanha como tal, que não seja algo digno de quem tem uma prática religiosa. Esta é uma visão egoísta, reducionista da própria fé. Neste contexto vale recordar a expressão de Jesus no Evangelho. ‘Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância’, não só alguns. Como discípulos que somos devemos nos preocupar com tudo aquilo que diz respeito ao ser humano.”

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: