Guaíba: 27ª Romaria das Capelinhas pede proteção à vida

22/10/2021

Neste sábado (23), a cidade de Guaíba vai reviver sua maior festa religiosa. A 27ª Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora terá um formato diferenciado em razão da pandemia, respeitando as determinações de isolamento social e os protocolos das autoridades públicas e de saúde. Em sintonia com o contexto sanitário, a festividade tem como tema “Cuidar da vida, com esperança em solidariedade” para destacar a necessária ajuda e cooperação para superar esse momento de dor e aflição, com a força da fé.

A coordenadora da Romaria das Capelinhas, Ir. Nilva Dal Bello, destaca que além dos cuidados com o distanciamento social, a programação foi montada pela evitar aglomeração e exposição aos riscos da COVID-19. “Queremos manifestar a força de nossa fé, mas cuidando para que a vida seja amada e protegida. Por isso, novamente vamos evitar a procissão e a caminhada noturna, que são características históricas de nossa romaria”.

PROGRAMAÇÃO:

23 de outubro – Sábado:
7h30min – Abertura oficial do evento com a transmissão do programa “Chimarreando com Deus”, pela Rádio Aliança FM (106.3), direto do Salão da Igreja de Nossa Senhora do Livramento, com a participação da equipe da emissora e artistas que farão apresentações musicais;
10h30min – Missa Solene da Romaria na Igreja do Livramento.
Esses eventos terão transmissão ao vivo pelo Facebook da Romaria das Capelinhas;
14h - Iniciam as carreatas, partindo da Comunidade São Francisco, Santa Rita COHAB e Vila São Jorge, cruzando as ruas e avenidas dos bairros e do centro da cidade. O encerramento acontece no Parque da Juventude, com a bênção aos participantes.

Uma preparação intensa nas comunidades ocorreu com sete noites de oração, de 16 a 22 de outubro, às 20h, com transmissão pelo Facebook da romaria. Ir. Nilva acrescentou que a fé, a esperança e a motivação são fatores decisivos para enfrentar a pandemia. “A romaria quer estimular a todos para o respeito ao distanciamento, para que vidas não sejam perdidas e a religiosidade seja vivida plenamente”.

(Colaboração: Elton Bozzetto)



Autor:
Patricia Damaceno (Ascom)

Fonte:
Ascom

Tags: