Jubileu de Prata: Pe. Claudionir Ceron celebra 25 anos de sacerdócio

16/12/2022

Jubileu de Prata: Pe. Claudionir Ceron celebra 25 anos de sacerdócio

No próximo domingo (18), a paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga e São João Paulo II, no bairro Lami, estarão em festa pela celebração dos 25 anos de sacerdócio do padre Claudionir Ceron. A Santa Missa será às 10h, na paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga, seguido de um almoço com a comunidade a partir do meio dia.

 

Trajetória

 

Pe. Claudionir Ceron nasceu no ano de 1969, na cidade de Lauro Muller (SC). De família religiosa, os pais trabalhavam em minas na região. Um de seus irmãos mais velhos chegou a ingressar no seminário em Orleans (SC), e uma de suas tias era religiosa. 

 

Entre suas primeiras lembranças de fé ainda quando adolescente está às visitas a sua tia que trabalhava no hospital São Marcos, no município de Nova Veneza (SC), quando estava de férias. “Ela trabalhava na pediatria e aquilo marcou o meu íntimo”, lembrou o sacerdote. 

 

Antes de ingressar no seminário, Pe. Ceron estudou em Araranguá (SC) para trabalhar na área de análises químicas. Fez o noviciado em Caxias do Sul, na Congregação dos Josefinos de Murialdo, onde ficou dois anos. Cursou Teologia em Londrina (PR) e foi ordenado em sua cidade natal no dia 21 de dezembro de 1997. Em Porto Alegre, teve o seu primeiro contato com as causas sociais no Morro da Cruz, na zona leste da capital, ainda seminarista.

 

Quando completou seu terceiro ano como sacerdote, já no clero diocesano, o então arcebispo Dom Dadeus Grings o transferiu para a Restinga, apresentando o projeto de uma área na região para a construção de uma paróquia. O terreno era da congregação religiosa Filhas de Jesus. Entre os anos de 2000 e 2001, o sacerdote teve experiência no gabinete do então deputado estadual Vieira da Cunha, trabalhando como auxiliar no setor de comunicação. 

 

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Restinga foi criada em 2001. No ano de 2005, o Centro Social Padre Pedro Leonardi (CSPPL) foi criado. No ano de 2011 foi criado o restaurante solidário. No ano de 2014 foi inaugurado o refeitório.  No ano de 2015 foi inaugurada a pista de skate dentro do Centro Social.

 

O Centro Social conta com atendimento de contraturno escolar para crianças. No local, elas podem fazer duas refeições além de atividades. Estima-se que 200 crianças sejam atendidas por dia. No restaurante solidário são servidas refeições para pessoas em vulnerabilidade social.

 

Outro projeto gerenciado pelo sacerdote é o Complexo Cidade dos Anjos, que abriga crianças encaminhadas pelo Ministério Público e que Pe. Ceron é o guardião legal. Os jovens permanecem até os 18 anos.

 

Paixão pelo Esporte

 

Padre Claudionir Ceron é um apaixonado por esportes. No ano de 2022, participou de uma ultramaratona na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. Futebol, vôlei e skate são outras paixões do sacerdote.



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: