Jubileu dos 25 anos do Santuário Mãe de Deus reúne congregações e celebra a vida consagrada

18/08/2025

Jubileu dos 25 anos do Santuário Mãe de Deus reúne congregações e celebra a vida consagrada

O domingo foi de festa e emoção na Arquidiocese de Porto Alegre, que celebrou os 25 anos do Santuário Mãe de Deus e o Jubileu da Vida Consagrada. A tarde foi marcada por intensa programação, reunindo fiéis, religiosos e visitantes. Mais de 20 congregações estiveram presentes no encontro. Para o reitor do santuário, padre Valdir dos Santos, o momento reforçou a importância da presença dos consagrados na vida da Igreja. “É um dia muito marcante, pelo fato de estarmos acolhendo várias congregações da Arquidiocese de Porto Alegre. Isso fortalece nossa missão e mostra que a Igreja é formada também pelos carismas de religiosas e religiosos”, destacou.

 

Um dos pontos altos foi a feira vocacional, que permitiu ao público conhecer de perto a espiritualidade e a missão das congregações. O irmão Sérgio Tomasel, dos Pobres Servos da Divina Providência, lembrou que a data vai além da comemoração. “Mais do que festa, é um momento de consagração. É viver com alegria a vida consagrada e ser sentinela da esperança”, afirmou.

 

Na mesma linha, a irmã Márcia, das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, destacou a importância do testemunho religioso. Segundo ela, “é um momento de celebrar com toda a Igreja a vocação, o compromisso e a missão de ser sinal de graça, sal e fermento, levando tantos benefícios às pessoas por meio dos carismas e obras espalhadas pelo mundo”, ressaltou.

 

A celebração reuniu também seminaristas, que se disseram motivados pelo encontro. Um deles foi Igor Sene, do segundo ano de Filosofia. “Ver tantas congregações juntas, celebrando, aquece o coração e nos anima a continuar a missão”, contou o seminarista redentorista.

 

Para a irmã Maria de Lourdes, das Irmãs Murialdinas, o jubileu foi um momento de reafirmar sua vocação. “Sou muito feliz de ser consagrada e servir especialmente crianças, adolescentes e famílias em situação de risco”, disse.

 

Já a irmã Fabiane Maria Klein, da Copiosa Redenção, enfatizou a alegria da pertença a Deus. “Celebrar este dia da nossa consagração faz o coração transbordar de júbilo”, afirmou.

 

A alegria da Vida Consagrada

Entre os bispos presentes, Dom Juarez Destro, Bispo Referencial para as Vocações, recordou que, no mês vocacional, o terceiro domingo de agosto é dedicado à vida consagrada. “Onde há religiosos, há alegria. Eles nos ensinam, com o profetismo e o despojamento, a viver de forma mais autêntica a fé”, destacou.

 

Uma dupla comemoração

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Cardeal Spengler, também enfatizou a relevância de ambos os jubileus. “Celebramos 25 anos do Santuário Mãe de Deus, no alto da montanha, junto com o Jubileu da Vida Consagrada. Nossa arquidiocese conta com uma presença vigorosa de religiosos e religiosas, especialmente na educação e na saúde. É motivo de gratidão e esperança”, afirmou.

 

 



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: