Leiga da Arquidiocese é enviada para a Missão Ad Gentes no Moçambique

09/08/2022

Leiga da Arquidiocese é enviada para a Missão Ad Gentes no Moçambique

A Arquidiocese de Porto Alegre envia nesta quarta-feira – 10 de agosto – uma de suas filhas para a Missão Ad Gentes no Moçambique. A leiga Juliana Azevedo, que reside em Gravataí e integra a comunidade católica Nos Passos do Mestre (NPM), embarca rumo a Arquidiocese de Nampula, no norte do país.  A missionária não estará sozinha. O bispo auxiliar da Arquidiocese Dom Adilson Pedro Busin também viaja à África para uma visita pastoral de duas semanas pelo Moçambique. 

 

Dom Adilson Pedro Busin é o Bispo Referencial para a Animação Missionária no Regional Sul 3 e também da Pastoral dos Brasileiros no Exterior da CNBB.  No último domingo (7), na paróquia Nossa Senhora dos Anjos, em Gravataí, além das festividades da padroeira ocorreu o envio solene de Juliana em missão. O momento foi marcado pela emoção dos familiares e amigos e pela alegria do envio da jovem. Das mãos dos pais, Ana e o diácono Salvador, Juliana recebeu a Cruz Missionária e foi enviada por toda a comunidade à missão ad gentes. 

 

Durante a homilia, Dom Adilson destacou a responsabilidade da comunidade local, da Arquidiocese de Porto Alegre e de todo o Regional Sul 3 que envia Juliana a Moçambique: “O envio é para todos, que saibamos estar com ela, mesmo na distância, nas dificuldades e nas alegrias, através da oração e do compromisso de rezar uma Ave-Maria por dia pela interecessão de Nossa Senhora dos Anjos. Que sejas mensageira do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, desejou o bispo.

 

Visitia de Dom Adilson – A agenda de Dom Adilson Pedro Busin no Moçambique prevê visita ao arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre. Em Maputo,  capital do Moçambique, terá um encontro com o arcebispo Dom Francisco Chimoio, visitas a três comunidades religiosas e à missão scalabriniana de Maputo Ressano Garcia, na fronteira sul do país.

 

Histórico da Missão Ad Gentes

 

Vinte e oito anos e mais de 65 missionários enviados no projeto de parceria entre a Igreja Católica do Rio Grande do Sul e a Arquidiocese de Nampula, no norte de Moçambique, no período. Juliana integrará a equipe até então formada pelos padres Luiz Weber (Diocese de Santo Ângelo) e Camilo Pauletti (Diocese de Caxias do Sul) e pelas leigas Maria Bernardete Acadroli (Diocese de Caxias do Sul) e  Maria Isabel Tromm (Diocese de Joinville). 

 

No local, a equipe missionária tem como principal preocupação manter um olhar voltado para a realidade da população local a fim de atender suas necessidades mais básicas. Desde 1994, a atuação das equipes missionárias priorizou as áreas da saúde, educação, promoção da mulher e direitos humanos, aliadas ao atendimento religioso e pastoral.

 

Atualmente, a missão é responsável pelo acompanhamento a duas paróquias que somam cerca de 150 comunidades e mantém dois projetos sociais na área de educação: uma Biblioteca Comunitária que recebe por dia em torno de 50 alunos e o projeto de alfabetização e reforço escolar Murima Wa Mwana (Coração de Criança), que acompanha cerca de 120 crianças e adolescentes para o reforço escolar e mais 50 mulheres na alfabetização.

 

Outro projeto importante desenvolvido pela equipe é o Lar Vocacional, que atualmente acolhe 9 meninos no processo de formação e discernimento vocacional. As paróquias de São Miguel Arcanjo de Micane e São Paulo Apóstolo de Larde, através do Lar, já contam com mais de 20 seminaristas nas diferentes etapas de formação e congregações.

 

Saiba mais sobre o Moçambique

 

Localização: sudeste da África, banhado pelo Oceano Índico.

Idioma oficial: Português

População: 27,9 milhões

Território: 801.590 km²

Capital: Maputa – população 1,08 milhão de habitantes

 

Com informações da Comunicação do Regional Sul 3 da CNBB



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: