Mais de 1,8 mil pessoas participaram da procissão de Corpus Christi em Porto Alegre

17/06/2022

Mais de 1,8 mil pessoas participaram da procissão de Corpus Christi em Porto Alegre

A procissão de Corpus Christi realizada na quinta-feira (16) reuniu mais de 1,8 mil pessoas que, depois de dois anos de restrições em razão do Covid-19, puderam manifestar publicamente sua fé em Jesus Cristo vivo na Eucaristia. A Missa solene foi realizada na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, que esteve lotada pelos fiéis. A procissão com Jesus vivo na Eucaristia saiu pela rua Duque de Caxias até a paróquia Nossa Senhora da Conceição, onde ocorreu a benção solene do Santíssimo pelo arcebispo Dom Jaime Spengler. 

 

A homilia da Missa de Corpus Christi está disponível nas plataformas de áudio

https://open.spotify.com/episode/3NwNQNOPerRvNVsqYEnGRv?si=v70aAm_ATK6ZWTxHKSV4gA

 

A celebração da Santa Missa de Corpus Christi também foi oportunidade para o anúncio de que o Vaticano concedeu à paróquia Nossa Senhora das Dores o título de Basílica Menor, sendo a terceira no Rio Grande do Sul a receber este reconhecimento. 

 

Em sua homília, o arcebispo Dom Jaime Spengler demonstrou sua gratidão para que depois de dois anos a celebração de Corpus Christi pudesse voltar às ruas de Porto Alegre.  Destacou em sua meditação que “o Evangelho nos mostra que Jesus acolhe a todos.  A multiplicação dos pães e dos peixes nos mostra a ação bondosa de Deus ao longo da história da salvação.  Ao celebrar a Eucaristia somos motivados a lembrar do cuidado de Deus para com todos, de suas maravilhas. De que somos envolvidos pelo mistério de um Deus que é misericórdia, amor”, frisou Dom Jaime Spengler.

 

A procissão de Corpus Christi percorreu às ruas do Centro de Porto Alegre. No caminho passou pelo colégio Bom Jesus Sévigné e o complexo hospitalar Santa Casa, momento em que o arcebispo homenageou todos os profissionais da educação e da saúde, valorizando o papel destas áreas em nossa sociedade. 

 

Na chegada à paróquia Nossa Senhora da Conceição, Dom Jaime Spengler proferiu a benção do Santíssimo. Destacou aos fiéis presentes a necessidade da busca pela paz. "Não apenas recordando a guerra da Ucrânia, mas temos quase 30 conflitos pelo mundo, Uma carnifícina. O negócio das armas.  Sim, pátria amada não é pátria armada. Não é armando-nos que teremos paz, mas ao contrário. Não podemos compactuar com a violência e com quem promove violência, e ela não está longe de nós. Atinge sobretudo os mais pobres, nas nossas vilas. Sim, paz. Precisamos de paz", reafirmou Dom Jaime em sua benção. 

 

 

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: