Mais de 2 mil catequistas participam da Jornada Arquidiocesana da IVC

05/09/2022

Mais de 2 mil catequistas participam da Jornada Arquidiocesana da IVC

A Terceira Jornada Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã (IVC) reuniu no sábado (03) mais de 2 mil catequistas dos quatro vicariatos da Arquidiocese de Porto Alegre no Instituto São Francisco, na zona norte da capital. A Arquidiocese conta atualmente com aproximadamente 2,8 mil catequistas e cerca de 15 mil catequizandos em seu território, conforme levantamento da coordenação do IVC junto às paróquias dos quatro Vicariatos (Canoas, Gravataí, Guaiba e Porto Alegre). 

 

A coordenadora do IVC na Arquidiocese, irmã Maria Aparecida Barboza, celebrou a realização do evento com uma expressiva presença dos fiéis que estão engajados nesta missão. “A terceira jornada além de ser um momento de estudo, reflexão foi um momento de convivência de uma catequese de experiência catecumenal e sobretudo uma catequese de vivência testemunhal”, destacou. 

 

A jornada contou com quatro reflexões ou quatro catequeses. A primeira catequese abordou a temática do retorno do pós-pandemia, retomando os passos já sumido desde 2015 com avanço ao planejamento da Iniciação à Vida Cristã. Essa esta catequese contou com quatro testemunhos dos catequistas do batismo, da eucaristia, crisma e adultos. “No testemunho os catequistas partilharam a alegria e a importância de usar a metodologia de inspiração catecumenal como está no material didático facilitador do processo da IVC. Os testemunhos foram encantadores”, frisou irmã Maria Aparecida.

 

A segunda catequese foi do próprio tema da jornada “catequista a serviço da palavra de Deus”. Neste reflexão os catequistas puderam presenciar que a Bíblia é a fonte e o coração da catequese. “Entender a palavra para poder transmitir a palavra”, reforçou a coordenadora do IVC. A terceira reflexão foi um laboratório da leitura orante da palavra de Deus. Neste laboratório o Pe. Lívio Masuero e Maribel Canova, integrante da coordenação do IVC, apresentaram aos catequistas a forma como deve ser um encontro de catequese, ou seja, obedecendo os passos e não ultrapassando do horário. Esta catequese contou com um espaço para dúvidas e perguntas.

 

A quarta catequese trabalhada pelo padre Rafael Fernandes teve como centro o catequista a serviço de uma igreja sinodal e ministerial. O sacerdote partiu do pedido do Papa Francisco que é o ministério do catequista instituído,  mostrando que esse ministério instituído requer uma igreja em comunhão, de participação e sinodal. 

 

“A jornada também trouxe uma grande marca, o catequista a serviço da palavra de Deus, vivendo uma catequese bíblico vivencial. Com isso  temos um grande desafio. Assumimos nesta jornada o compromisso de perseverar nas metas e objetivos, incentivando as famílias para que participem ativamente do processo da iniciação cristã e das celebrações”, finalizou a irmã Maria Aparecida Barboza, coordenadora do IVC na Arquidiocese.

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: