Mariana Pimentel: o menor município na Arquidiocese de Porto Alegre

17/08/2023

Mariana Pimentel: o menor município na Arquidiocese de Porto Alegre

A Arquidiocese de Porto Alegre é composta por 29 municípios, que estão divididos em quatro vicariatos. O Censo 2022 divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou dados importantes sobre a população gaúcha. Até o último levantamento, o menor município dentro da Arquidiocese era Arambaré, na Costa Doce. Contudo, a cidade foi uma das poucas que apresentou crescimento populacional e deixou para Mariana Pimentel a condição de menor cidade no território arquidiocesano, mesmo que esta também tenha crescido, mas bem menos. Para saber como é a vida de fé no município, conversamos com o Pe. Daniel José Alves da Silva, pároco da paróquia Nossa Senhora do Rosário. 

 

O presbítero foi ordenado no ano de 2017, em Canoas, na paróquia Santo Antônio. Pouco mais de um ano após ser ordenado, o jovem sacerdote foi incumbido da missão do pastoreio da porção do povo de Deus de Mariana Pimentel, que está localizada a 76 quilômetros da capital e tem uma população de 3.916 habitantes. 

 

Para o seu ministério, como trabalhar em uma cidade pequena colaborou no seu sacerdócio?

 

Pe. Daniel – Pude experimentar uma realidade interiorana e assim buscar aprofundar a imitação de São João Maria Vianney, o qual ainda jovem foi enviado a Ars, e para lá chegar perguntou ao menino mostra-me o caminho para Ars e eu te mostrarei o caminho para o céu. Nesta frase vejo dois passos, que busco vivenciar: Primeiro aprender os caminhos da cidade, da cultura, do ritmo de vida, das virtudes e das limitações, do rebanho a mim confiado, segundo: Sempre relembrar a missão Sagrada do Ministério a mim confiado que é a função da Igreja, a salvação. Tenho a graça de suceder grandes homens, que nesses 115 anos de Paróquia foram sinal de Deus, destaco a pessoa do Cônego Estevam Reska, que durante 61 anos testemunhou a este povo a oração, o cuidado, a fidelidade e a pobreza. 

 

Além da paróquia Nossa Senhora do Rosário, Pe. Daniel atende outras nove comunidades - a mais distante fica a 20 quilômetros da matriz, onde são celebradas duas missas semanais e cinco aos finais de semana. A comunidade conta com 13 Ministros da Eucaristia e cinco Ministros da Esperança, uma escala de liturgia organizada em dez equipes, com um número variado de membros. Estão presentes diferentes movimentos e expressões de espiritualidade católica como MCC, Apostolado da Oração, Terço dos Homens, Grupo de Jovens (Corações Ardentes), Animadoras de Capelinhas. No momento há 200 dizimistas cadastrados na paróquia. 

 

Como está a presença de crianças e jovens na comunidade?

 

Pe. Daniel – Além dos grupos de catequese em quatro comunidades, convém ressaltar o número crescente de coroinhas e a criação no ano passado do MCC Jovem e este ano do Grupo de Jovens (Corações Ardentes).

 

Há algum trabalho de caridade que possa ser destacado?

 

Pe. Daniel – Sim. Grupo Bom Samaritano, o qual auxilia famílias, em situação de vulnerabilidade, distribuindo alimentos e roupas coletadas por fiéis, a estes é somado o valor advindo do brechó solidário que além de levantar fundos para a ação social, disponibiliza roupas de qualidade a preço acessível. Convém ressaltar, que além de prover alimentos e roupas,  auxilia-se na manutenção de algumas casas de pessoas carentes, bem como de distribuição de móveis e material de construção.

 

Quais as vantagens e desafios de exercer o sacerdócio em um município pequeno?

 

Pe. Daniel – Temos um povo maciçamente católico, piedoso. O lugar é calmo, tranquilo e o povo engajado na vida comunitária. O desafio é adaptar-se ao ritmo interiorano, grandes distâncias, todas estradas de chão, distância entre as paróquias. No cotidiano de nosso município,  a Igreja possui um valor reconhecido pelas autoridades públicas, integrando diversos conselhos e harmonizando a agenda de eventos e horários do município e da paróquia.

 

No dia 2 de abril, a paróquia Nossa Senhora do Rosário completou 115 anos de fundação. No próximo dia 1º de outubro, a comunidade celebrará a ordenação diaconal de Tadeu Malessa. O ano de 2023 marca os  15 anos que o dia de Nossa Senhora do Rosário é feriado municipal em Mariana Pimentel. 

Dados e fatos históricos sobre Mariana Pimentel 

 

O território que viria a ser Mariana Pimentel tem uma presença católica, resultado da colonização italiana e polonesa. Estes receberam assistência religiosa desde a sua chegada. Tal presença fez com que a colônia fosse elevada à categoria de Curato no dia 12 de janeiro de 1897 com o título de Santa Rita. Após alguns anos, os poloneses decidiram que Nossa Senhora do Rosário seria a padroeira. Dom Cláudio José Ponce de Leão foi quem elevou à condição de paróquia no dia 2 de abril de 1908. 

 

Confira a lista dos párocos que já passaram pela paróquia:

1908 - Pe. Antonio Rimer

1911 - Pe. Fermino Rodrigues Salgado

1912 - Pe. Antônio Peres

1913 - Pe. Alfredo Gonçalves de Moura

1914 - Pe. Guala Maria Stys

1916 - Pe. Estanislau Scherer

1917 - Pe. Estevão Stawianowski

1918 - Pe. Estanislau Scherer

1922 - Pe. Alexandre Studzinski

1930 - Pe. Estevão Reska

1989 - Pe. Renato Krause

2006 - Pe. Antonio Todeschini

2008 - Pe. Alex Cézar Suris

2016 - Pe. Joel Souza da Silva

2018 - Pe. Daniel José Alves da Silva (atual pároco)





Autor:
Marcos Koboldt

Tags: