Menina de 11 anos colabora no convite de ordenação episcopal de Mons. Juarez Destro

29/03/2023

Menina de 11 anos colabora no convite de ordenação episcopal de Mons. Juarez Destro

A ordenação episcopal de Mons. Juarez Albino Destro, mais novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, está confirmada para o dia 17 de junho, às 10h, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre.  Um detalhe importante desta cerimônia é o convite, costumeiramente enviado a bispos, padres, paróquias e comunidades. A participação das crianças na arte final chama a atenção. 

 

Poucos dias depois de ser nomeado como bispo auxiliar para a Arquidiocese de Porto Alegre, Mons. Juarez, que reside em Brasília, foi homenageado pela Creche Santo Aníbal, localizada próximo ao seminário da  congregação dos Rogacionistas. As crianças atendidas prestaram uma homenagem entregando desenhos. Com o auxílio e a opinião de alguns funcionários, o futuro bispo escolheu aquele que achou mais parecido e o incluiu na arte do convite, elaborado pelo designer da Arquidiocese de Porto Alegre, Nelson Pereira.

 

“Eu sempre mantive um contato muito próximo com as crianças nas minhas visitas. Aí organizaram um café da manhã de despedida. Me entregaram alguns desenhos, alguns pintados. Acabei selecionando um deles, em que estava com os cabelos brancos. Não só eu, mas muitas pessoas viram a semelhança. A Giovana, autora do desenho, representa todas as crianças daquela obra socioeducativa. É um símbolo da nossa sensibilidade, do nosso carisma, de trabalhar sempre em prol dos pequenos da sociedade, não apenas às crianças, mas os vulneráveis, os excluídos. Essa atenção que Jesus tinha para com estes em seu tempo precisamos ter hoje”, disse Mons. Juarez.

 

Brasão Episcopal

 

Acima do escudo está o chapéu da dignidade episcopal, do qual saem dois cordões laterais, com três fileiras de borlas, em verde. O escudo está pousado sobre a cruz pastoral dourada, com detalhes em preto e branco, a qual recorda - junto com os ramos de trigo - a messe, a missão, e, ao mesmo tempo, faz referência às tradicionais cores de Criciúma, a origem! Os traços do trigo, aliados aos da divisória do escudo, remetem à família rogacionista, berço vocacional do prelado.

 

O Coração de Jesus e um de seus pés no caminho recordam o contexto do 3° Ano Vocacional do Brasil (2023), com o tema: "Vocação: Graça e Missão", que figura no listel como lema episcopal. O Coração de Jesus, compassivo e misericordioso, sente a dor da multidão cansada e abatida, e nos ensina a rezar ao Senhor da messe para que envie operários e operárias (Mt 9,38), a cuidar deste mandamento e a colocar os próprios pés a caminho (Lc 24,32-33). 

 

Maria, referida no ideograma da junção das letra M, de seu nome, e A, da saudação a ela feita pelo anjo Gabriel, é a oração que roga à Mãe, Mestra e Discípula Missionária, que nos ensine a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder o sim com alegria! 

 

As redes fazem referência à dinâmica vocacional, o chamado de Jesus e a resposta humana: "Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus" (Mc 1,18).  O fundo azul faz referência ao Céu, ao Reino de Deus, ao mar, às águas que circundam a Arquidiocese de Porto Alegre, território primeiro da ação pastoral. 
 

A Ordenação Episcopal de Monsenhor Juarez Albino Destro acontece no dia 17 de junho - um sábado - às 10h da manhã, na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, em Porto Alegre. Os bispos ordenantes serão Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, o bispo da diocese de Criciúma, cidade natal de Monsenhor Juarez, Dom Jacinto Flach, e o bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, Dom Ângelo Ademir Mezzari. 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: