Paróquia Santa Luzia Porto Alegre celebra 50 anos

17/12/2020

No domingo (13), a Paróquia Santa Luzia, situada no Bairro da Cavalhada, Zona Sul de Porto Alegre, celebrou o seu Jubileu de Ouro. Com a Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, e concelebrada pelo pároco, padre Rogério Ferraz de Andrade, a comunidade fez memória das vivências cristãs e dos precursores que tanto trabalharam para que a igreja fosse erigida e se transformasse numa comunidade de vida e de fé. Na homilia, Dom Jaime ressaltou o trabalho do monsenhor Alfredo, grande pastor e pároco que construiu as novas dependências da paróquia e falou sobre a importância de sermos sinais do Reino de Deus, enfatizando o lema do cinquentenário: “Eu sou a videira e vós os ramos.” (Jo 15,5).

Nas oferendas foram apresentadas as pastorais, os nomes dos párocos que fizeram a história e os movimentos atuantes na paróquia. Ao final, foi descerrada a placa comemorativa do jubileu, depois de abençoada pelo arcebispo. A placa recorda os sacerdotes, religiosos e leigos que dedicaram e dedicam suas vidas a serviço do Reino.

História

A paróquia Santa Luzia foi criada em 15 de fevereiro de 1970, graças à fé, ao esforço e ao empreendedorismo do padre Alfredo Hoff, nomeado pároco em 23 de fevereiro do mesmo ano, conhecido atualmente como monsenhor Alfredo, que nos seus quase 99 anos de idade continua firme no projeto que Deus reservou a ele,  sendo fiel ao seu lema vocacional:  "A quem procurais? Mestre onde moras? Vinde e vede!".

Instalada canonicamente pelo arcebispo Metropolitano de Porto Alegre da época, Dom Vicente Scherer, em 15 de março de 1970, a paróquia funcionou junto ao antigo Casarão, próximo à Vila dos Bancários, até 27 de junho 1971. A partir de 3 de julho de 1971, as missas passaram a ser realizadas junto à atual área de localização da paróquia, após o erguimento em madeira do salão e do anexo residencial. A área de 9.000 m² foi adquirida pela Mitra Arquidiocesana de Porto Alegre (19/11/1954), registrada no Cartório de Registro de Imóveis da 2ª Zona (16/12/1954), sob o nº 50.018.

Em 21 de dezembro de 1975 foi lançada a pedra fundamental para a construção do novo prédio da paróquia. A planta de construção foi aprovada em 1977 e a obra teve o seu início em 28 de novembro de 1978, utilizando recursos oriundos de quermesses, de doações particulares e, principalmente, de recursos angariados pelo monsenhor Alfredo nas suas viagens à Alemanha. O novo prédio da paróquia foi inaugurado em 1º de maio de 1985, com a presença de toda a comunidade, de convidados especiais, de autoridades locais e de representantes da Arquidiocese de Porto Alegre.

Após a inauguração, monsenhor Alfredo passou a buscar recursos para a construção da casa canônica, já que ele residia no anexo ao salão, conhecido naquela época como choupana. Em mais uma viagem à Alemanha, o monsenhor Alfredo recebeu um donativo direto do bispo alemão Franz Hengsbach, que proporcionou o início das obras da casa canônica em 17 de agosto de 1987 e com os recursos provenientes da Adveniat a obra teve o seu término em fevereiro de 1990, com a colocação das grades nas janelas e nas portas.

Monsenhor Alfredo permaneceu à frente da paróquia, que ele considerava como um Santuário, por 36 anos até os seus 85 anos de idade, período este,  de grande movimentação de fiéis e de devotos de Santa Luzia com a acolhida de caravanas de peregrinos do interior do Estado, em função das celebrações de bênçãos da saúde. Com a aposentadoria do monsenhor Alfredo, foi nomeado como novo pároco o monsenhor Liro Vendelino Meurer, em 11 de fevereiro de 2007. Com o passar dos anos, foram párocos de Santa Luzia os seguintes padres:

- Pe. Antonio Marcello Todeschini em 05/01/2008;
- Pe. Douglas Gonçalves em 14/02/2016;
- Pe. Mario Werner em 14/05/2017 até 14/09/2018;
- Pe. Rogério Ferraz de Andrade 15/09/2018 até o momento.



Autor:
Patricia Damaceno

Tags: