06/05/2025
Evento reuniu cerca de 500 fiéis em caminhada até a Paróquia São Luís Gonzaga, lembrando o primeiro ano das enchentes de maio de 2024
As Paróquias Imaculada Conceição, Santo Antônio e Nossa Senhora de Fátima, de Canoas, realizaram no último sábado, 3 de maio, uma peregrinação jubilar rumo à Paróquia São Luís Gonzaga, no Centro da cidade. A iniciativa atende ao chamado do Ano Santo da Esperança, promovido pela Igreja, com o objetivo de “restaurar o caminho da fé e matar a sede nas fontes da esperança” (SNC 5).
Cerca de 500 fiéis participaram da caminhada, que também marcou o primeiro ano das enchentes de maio de 2024, testemunhando a todos que realmente a “esperança não decepciona” (Rm 5,5). Durante o trajeto, foram realizadas paradas que recordaram os gestos de fé, esperança e caridade de voluntários, paróquias, empresas e pessoas de boa vontade que contribuíram com a reconstrução das comunidades atingidas.
A peregrinação foi uma oportunidade para o povo de Deus se unir em oração, participar da Santa Missa, receber o Sacramento da Reconciliação e alcançar indulgências jubilares.
Para o pároco da Paróquia Imaculada Conceição, Pe. Rodrigo Rubi, o povo que, pela fé, retornou para suas casas e reergueu suas vidas é um verdadeiro sinal de esperança. “Há muitos sinais de esperança, como diz a bula do jubileu. Mas o maior deles é o povo que, com fé, reconstruiu a família e a comunidade”, afirmou.
Já o Pe. João Carlos, pároco das Paróquias Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio, destacou que a união das comunidades foi um momento de fé e motivação: “Com Deus, as coisas se tornam mais fáceis”.
A caminhada contou ainda com a presença das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã e das Irmãs da Divina Providência. Na chegada, os peregrinos foram acolhidos pelo pároco da Paróquia São Luís Gonzaga e Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas, Pe. Francisco Grasselli.
A Santa Missa foi presidida por Dom Juarez Albino Destro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e referencial para o Vicariato de Canoas, que também participou de toda a caminhada. Em sua homilia, Dom Juarez animou os fiéis a continuarem firmes no caminho da esperança.
Fonte: Pe. Rodrigo Rubi, de Canoas