Primeira etapa da Assembleia arquidiocesana é realizada no Seminário São José

21/09/2023

Primeira etapa da Assembleia arquidiocesana é realizada no Seminário São José

A primeira etapa da Assembleia Arquidiocesana foi realizada na quinta-feira (21), no Seminário São José, em Gravataí. Bispos, clero, diáconos, e seminaristas participaram abordando diferentes temáticas. A segunda fase está marcada para o dia 25 de novembro, no Instituto São Francisco, em Porto Alegre.

 

Na abertura da Assembleia, o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, trouxe mais informações sobre a recente nomeação de Monsenhor Odair Miguel Gonsalves dos Santos. Sua ordenação episcopal será realizada no dia 8 de dezembro, na cidade de Irati (PR), terra natal de Monsenhor Odair, que será o bispo referencial para o vicariato de Guaíba e da dimensão caridade  da Arquidiocese. 

 

A Assembleia abordou a temática do Sínodo, que terá início no mês de outubro, em Roma. No dia 30 haverá um momento de oração chamado Together, que será realizado na paróquia São João Batista, na capital, a partir das 20h30. A data de 30 de setembro marca a véspera da Assembleia Sinodal da Igreja Católica. A condução será feita pela comunidade Taizé.

 

Foram tratados temas da administração, a temática vocacional com a campanha Novos Padres, integrante do projeto Pia Obra das Vocações Sacerdotais. O Pê Kauê Antonioli Pires, integrante do Serviço de Animação Vocacional (SAV), destacou a presença das Equipes Vocacionais presentes nas paróquias e apresentou a prestação de contas do projeto Pia Obras, reforçando o tripé Rezar, Manter e Animar. 

 

A Assembleia arquidiocesana também abordou o trabalho da Pastoral Familiar, como foco no itinerário para a preparação do Sacramento ao Matrimônio. A coordenadora da pastoral, Elisangela Tarouco apresentou o trabalho desenvolvido por esta dimensão, os desafios enfrentados e propostas para o futuro. O padre Ronaldo Kuhnen, SAC, referencial da pastoral, lembrou que a preocupação com as famílias é decisiva pois são nelas que nascem todas as vocações. Dom Bertilo João Morsch, referencial da Pastoral Familiar, reforçou também a defesa enfática da vida na família. 

 

Outro tema abordado foi a formação dos leigos na Igreja Católica, aproveitando a experiência realizada com as Comunidades Eclesiais Missionárias. Os detalhes serão apresentados nos meses de outubro e novembro. O padre Luciano Massulo destacou a importância dos párocos motivarem os leigos a estar engajados neste processo para que seja feito de forma unitária. O sacerdote também abordou a temática da Liturgia, a partir da apresentação da terceira da tradução do Missal Romano, que foi usado na celebração eucarística na capela do Seminário e será adotado pelas comunidades a partir do primeiro domingo do Advento

 

Na Assembleia arquidiocesana também foi abordada a chegada da 3ª Edição do Missal Romano. “A Liturgia é a maior expressão de Sinodalidade da Nossa Igreja”. Com esta frase, o Pe. Luciano Massulo lembrou a palavra de Dom Aurélio García Macías, subsecretário do Dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, que participou em agosto do Congresso Internacional Teológico Litúrgico, realizado na PUCRS.





 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: