Primeiro dia da visita Ad Limina tem celebração na Basílica São Pedro

02/05/2022

Primeiro dia da visita Ad Limina tem celebração na Basílica São Pedro

O arcebispo Dom Jaime Spengler, os bispos auxiliares Dom Adilson Pedro Busin e Dom Darley José Kummer estão no Vaticano para a visita Ad Limina, juntamente com os colegas de episcopado do Regional Sul 3 da CNBB – Rio Grande do Sul. A agenda de compromissos prossegue até sexta-feira (06). 

 

Na segunda-feira (02) os bispos rezaram a Missa na Basílica de São Pedro. O dia seguiu com reuniões sobre diferentes temas da fé. Além dos três bispos da Arquidiocese de Porto Alegre estão no Vaticano os colegas das demais dioceses do Rio Grande do Sul, entre os quais bispos eméritos e padres.

 

No dia 04 de maio, o episcopado gaúcho também estará na Secretaria de Estado do Vaticano e na quinta-feira (05) participará da Audiência com o Papa Francisco. A visita também está relacionada com a apresentação de um relatório sobre a situação da arqui/diocese de cada bispo presente. Este material não consiste em uma prestação de contas, mas em uma partilha da situação de cada Igreja Local.

 

O Regional Sul 3 da CNBB compreende o Estado do Rio Grande do Sul e está dividido em quatro Províncias Eclesiásticas, com quatro arquidioceses e 14 dioceses que integram 874 paróquias. Dados aproximados contabilizam no Estado:

  • 8.740 catequistas;
  • 4.252 religiosas de vida consagrada;
  • 1.756 presbíteros, sendo 1.196 padres diocesanos e 560 das congregações e ordens religiosas;
  • 519 irmãos de vida consagrada;
  • 283 diáconos permanentes casados,
  • 225 seminaristas maiores,
  • 439 institutos de educação católica,
  • 332 entidades beneficentes,
  • 34 santuários diocesanos ou regionais.

 

O atual Episcopado Gaúcho

 

Os dados divulgados pelo professor dr. Fernando Altemeyer Junior, do Departamento de Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, traçam também o perfil do episcopado do Estado, que conta com 37 bispos, 17 titulares, três auxiliares e 17 eméritos. De todo o episcopado, 28 nasceram no Rio Grande do Sul e entre os outros nove, são três catarinenses, três paranaenses, dois paulistas e um italiano.

 

O estudo mostra ainda que outros 26 bispos nascidos no Rio Grande do Sul estão trabalhando em outros regionais da CNBB. O episcopado brasileiro tem atuais 467 bispos vivos sendo 54 gaúchos, o terceiro maior grupo.

 

Com informações do Regional Sul 3 CNBB

 



Autor:
Marcos Koboldt e Victoria Holzbach/Regional Sul 3 CNBB

Tags: