Regional Sul 3 elege nova presidência durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB

26/04/2023

Regional Sul 3 elege nova presidência durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB

Em reunião reservada na noite desta terça-feira, 25 de abril, o Regional Sul 3 elegeu sua nova Presidência para o quadriênio 2023-2027: dom Leomar Antonio Brustolin, arcebispo de Santa Maria, dom Cleonir Dalbosco, bispo da diocese de Bagé, e dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva, bispo da diocese de Montenegro, para os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário da Presidência, respectivamente.  O processo eletivo escolheu individualmente cada um dos três bispos que estarão à frente da Igreja Gaúcha nos próximos quatro anos, em uma votação que considerou a maioria de dois terços para a eleição, conforme o processo eletivo nacional.

 

Presidente: Dom Leomar Brustolin

 

Leomar Antônio Brustolin nasceu no dia 15 de agosto de 1967, no município de Caxias do Sul. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), concluindo em 1990. Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992.

 

Atuou na Diocese de Caxias do Sul até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – a ordenação episcopal ocorreu em 25 de março de 2015, na sua cidade de origem, sob a presidência de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre. Em 02 de junho de 2021, foi nomeado pelo Papa Francisco arcebipos da Arquidiocese de Santa Maria, tomando posse canônica no dia 15 de agosto, no Santuário Basílica da Medianeira, tornando-se o 2º Arcebispo Metropolitano de Santa Maria.

 

Vice-presidente: Dom Cleonir Dalbosco

 

Bispo Diocesano de Bagé, dom Cleonir Paulo Dalbosco nasceu em Barros Cassal, no dia 25 de setembro de 1970. Filho de Antônio Dalbosco e Isolda Teresinha Dalbosco, tem duas irmãs e quatro irmãos. Recebeu a Ordenação Diaconal em 20 de setembro de 1998 e a Ordenação Presbiteral em 20 de fevereiro de 1999. Em 26 de setembro de 2018 foi nomeado para a Diocese de Bagé, tendo sido ordenado em Barros Cassal, no dia 1º de dezembro do mesmo ano e tomado posse 15 dias depois, em 16 de dezembro de 2018.

 

Secretário: Dom Carlos Rômulo Gonçalves e Silva 

 

Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, bispo diocesano de Montenegro, nasceu em 24 de janeiro de 1969, em Piratini, Arquidiocese de Pelotas (RS). Estudou Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e Teologia no Instituto de Teologia Paulo VI (UCPel). Fez Mestrado em Teologia Espiritual no Instituto de Espiritualidade da Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

 

Ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1994, em Piratini, nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Montenegro em 22 de março de 2017, sendo ordenado Bispo no dia 4 de junho de 2017 na catedral São Francisco de Paula, em Pelotas. Em 18 de outubro do mesmo ano, assumiu como Bispo Diocesano, após a renúncia de Dom Paulo Antônio De Conto. Atualmente, dom Carlos Romulo também é Bispo Referencial da Comissão Episcopal para a Comunicação no Regional Sul 3 e na Secretaria da Presidência sucede o bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre dom Adilson Pedro Busin.

 

Leia: Dom Jaime Spengler é eleito presidente da CNBB

 

https://www.arquipoa.com/noticias/dom-jaime-spengler-e-eleito-presidente-da-cnbb



Autor:
Marcos Koboldt com informações do Regional Sul 3 da CNBB

Tags: