Santa Maria acolhe mais de 5 mil catequistas

28/08/2023

Santa Maria acolhe mais de 5 mil catequistas

Em torno de 5 mil catequistas participaram da 3ª Jornada Estadual dos Catequistas no dia 27 de agosto, na cidade de Santa Maria , provenientes das 18 dioceses do Regional Sul 3 da CNBB. As primeiras jornadas aconteceram em Santa Cruz do Sul (2009) com cerca de 10 mil participantes e em Caxias do Sul (2017) com cerca de 6 mil catequistas. A jornada  teve como tema: "Vocacão querigmática do catequista" e lema: "o que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos"(1Jo 1,3).  Cerca de 500 catequistas da Arquidiocese de Porto Alegre participaram do encontro, representando os quatro vicariatos – Canoas, Gravataí, Guaíba e Porto Alegre.

 

Devido as precauções e restrições das novas e rigorosas exigências de Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) do Corpo dos Bombeiros, haja vista o histórico do incidente trágico da boate Kiss na mesma cidade, o encontro teve que acontecer em dois auditórios concomitantemente, havendo os dois grupos enormes se encontrado em Romaria e na Missa campal de Encerramento no parque ao largo do Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira.  As próprias inscrições para o evento eram restritas e bem organizadas, devido a segurança nos lugares fechados.

 

Dom Leomar Antonio Brustolin, presidente do Regional Sul 3 e arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, grande incentivador do novo método do IVC  (Iniciação à Vida Cristã) foi quem acolheu o evento, organizado pela equipe do Pe. Wilson Fernandes, coordenador regional da animação-catequética do Regional. O arcebispo de Santa Maria presidiu a missa de encerramento, concelebrada por diversos bispos e sacerdotes em número grandioso. "São Pedro, como foi chamada nossa região desde o início como "Província de São Pedro", foi o primeiro que depois de Pentecostes anunciou o kerigma", pregou Dom Leomar, aprofundamento a temática da grande, animada e bem organizada jornada. "Jesus não perguntou o que as pessoas estavam pensando sobre o seu Sermão da Montanha, sobre suas Parábolas, mas sobre Sua pessoa" - enfatizou o prelado na sua pregação, comentando o Evangelho dessa Missa Dominical.

 

“Preparamos os catequizandos simplesmente para o sacramento e estamos há muitos anos nessa mentalidade", frisou. Destacou que o catequista precisa de uma intimidade com Jesus Cristo. "Olhe para traz e veja quantos aqui foram chamados pelo Pai", convidou, acompanhando o movimento das pessoas que olharam à sua volta. Como anfitrião pediu que voltemos para casa com o coração ardente e pés a caminho, parafraseando o lema do Ano Vocacional. Na homilia, em alto tom, disse que tem fiéis que "querem ser mais católicos do que o Papa e mais cristãos do que Jesus Cristo, sobretudo nas redes sociais".

 

A busca de unidade dos catequistas com o bispo e o sacerdote, sem causar divisões, foi também um dos pontos abordados pelos assessores da jornada. No final da  missa de encerramento os representantes da catequese das dioceses receberam o uma capelinha com o Ícone de Nossa Senhora Medianeira, Padroeira da Diocese e da cidade anfitriã. Dom Jacinto Bergmann, arcebispo de Pelotas, agradeceu no final a Dom Leomar por sediar a Jornada, convidando o Pe. Wilson, coordenador de todos os intensos preparativos, a receber um grande abraço por alguns bispos. A maravilhosa preparação dessa jornada deixa marcas nos alegres participantes que voltam com "corações ardentes e pés a caminho", para assumirem a missão proposta pela Terceira Jornada Estadual: "O que vimos e ouvimos, no-los anunciamos". 

 

Pe. Gerson Schmidt - jornalista e participante da Jornada



Autor:
Ascom

Tags: