28/07/2025
Celebrações marcaram a caminhada da Família de Schoenstatt em Porto Alegre, no contexto do Ano Jubilar da Redenção
A Família de Schoenstatt de Porto Alegre comemorou os 39 anos do Santuário Tabor Maria Cor Ecclesiae entre os dias 23 e 27 de julho. As celebrações aconteceram dentro do contexto do Ano Jubilar da Redenção, sob o lema “Maria, Coração da Igreja, Mãe da Esperança”.
A programação teve início com o tríduo preparatório, que reuniu fiéis para momentos de oração, reflexão e renovação da Aliança de Amor com Maria.
No primeiro dia, 23 de julho, o tema refletido foi “Maria”. As Santas Missas foram celebradas às 16h pelo Pe. Heitor Morschel e às 20h pelo Pe. Alex Boardman.
No segundo dia, 24 de julho, o tema foi “Coração da Igreja”. A missa das 16h foi presidida pelo Pe. Miguel Martins Costa, com concelebração do Pe. Roque Machado. Às 20h, a celebração foi conduzida pelo Pe. Charles Kermaunar.
No terceiro e último dia do tríduo, 25 de julho, o tema central foi “Mãe da Esperança”. As celebrações ocorreram às 16h, com o Pe. Romeo Maldaner, e às 20h, com o Pe. Luiz Ricardo Xavier.
A Noite da Juventude, no sábado, 26 de julho, reuniu jovens do Movimento de Schoenstatt para um momento especial de oração, louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pela Ir. M. Eliane Cunha. A noite encerrou com a celebração da missa presidida pelo Pe. Adilson Corrêa da Fonseca.
O ponto alto da programação foi no domingo, 27 de julho, com a celebração dos 39 anos do Santuário. A missa solene foi presidida por Dom Darley José Kummer, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, e concelebrada pelos padres Juliano Kenne, Roque Machado, Milton Both e Luiz Ricardo Xavier. Estiveram presentes também os diáconos Flávio Antônio e Stanislau Ivo Vogel.
Durante a celebração, foi lembrada a origem e missão do Santuário, cuja fundação recebeu a bênção do Papa São João Paulo II durante sua visita a Porto Alegre, em 1980. O quadro da Mãe de Deus presente no Santuário é o mesmo que esteve no quarto do pontífice na Cúria Metropolitana.
Ao final da missa, os participantes foram convidados para um momento de confraternização, com partilha de alimentos e fortalecimento dos vínculos comunitários.
Fotos: Márcia Kazumi / Pascom