Semana Santa: missa do Crisma e Procissão do Encontro

05/04/2023

Semana Santa: missa do Crisma e Procissão do Encontro

A Missa do Crisma, também conhecida como Missa dos Santos Óleos, acontece na manhã desta quinta-feira (6), na Catedral Metropolitana Mãe de Deus, a partir das 9h. Com a presidência da celebração a cargo do arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, na celebração são abençoados os óleos usados no batismo, no sacramento do Crisma e na unção dos enfermos. 

 

A celebração da Missa do Crisma também é um momento de unidade e comunhão do presbitério com o seu bispo. Na Santa Missa, o clero da Arquidiocese concelebra com o bispo. Diáconos, religiosos e fiéis leigos, todos juntos, demonstram a unidade da diocese nesta solene celebração, sempre realizada na Catedral.


 

Na celebração será apresentado aos fiéis o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Monsenhor Juarez Albino Destro, nomeado pelo Papa Francisco no dia 8 de março - a ordenação episcopal será no dia 17 de junho, na Catedral Metropolitana. Leia mais aqui: https://www.arquipoa.com/noticias/menina-de-11-anos-colabora-no-convite-de-ordenacao-episcopal-de-mons-juarez-destro

 

Tríduo Pascal: agenda dos bispos

 

À noite de quinta-feira (6) marca o início do Tríduo Pascal, em que a Igreja Católica caminha junto com Jesus Cristo desde a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio na Quinta-Feira Santa, sobe o Monte Calvário na Sexta-feira da Paixão e no sábado, em vigília, pela sua Ressurreição. 

 

O arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, celebrará o Tríduo Pascal na Catedral Metropolitana Mãe de Deus. Dom Adilson Pedro Busin, celebrará o Tríduo Pascal nas seguintes paróquias: quinta-feira, no município de Arroio dos Ratos; na Sexta-feira Santa em Eldorado do Sul; Vigília Pascal, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Chácara das Pedras, em Porto Alegre. Dom Darley José Kummer celebrará o Tríduo Pascal na paróquia São Geraldo, na capital. Dom Bertilo João Morsch celebrará o Tríduo Pascal na paróquia São José Operário, em Alvorada.

 

Procissão do Encontro

 

Na Sexta-feira Santa (7) será realizada a Procissão do Encontro, na área central de Porto Alegre. As mulheres, com a imagem de Nossa Senhora das Dores, caminham a partir da Basílica das Dores em direção a Catedral. Os homens, com o senhor morto, caminham a partir da paróquia Nossa Senhora da Conceição. A saída de ambas acontece às 18h. Na Catedral, ocorre o encontro das duas procissões, seguido de momento de pregação com o arcebispo Dom Jaime Spengler e oportunidade para os fiéis buscarem o sacramento da Reconciliação. 

 

O convite para todos fiéis é viver com intensidade a Semana Santa. Cada paróquia pode celebrar o Tríduo em diferentes horários – exceto sexta-feira onde todas se reúnem na Igreja às 15h. Algumas paróquias também realizam nas suas áreas geográficas procissões do Senhor Morto além de outros momentos de fé, como mutirão para atendimento de confissões. 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: