24/04/2025
Promovido pela Universidade La Salle, Universidade do Sentido, Programa de Memória Social e Bens Culturais e Arquidiocese Metropolitana de Porto Alegre, foi realizado na noite de 22 de abril, Simpósio da Ecologia Integral. O evento foi marcado por escuta, reflexão e mobilização frente aos impactos da crise climática que afeta o Rio Grande do Sul e o planeta.
O local do evento foi o Salão de Atos da Unilasalle, em Canoas, reunindo mais de 100 participantes, entre especialistas, acadêmicos, lideranças religiosas e representantes de movimentos sociais em um diálogo profundo sobre os desafios e caminhos para uma ecologia integral.
Inspirado pela Campanha da Fraternidade 2025, que traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, o simpósio propôs uma conversão pessoal e coletiva que escute o grito dos pobres e da Terra. Entre os temas debatidos estiveram a crise climática e seus impactos, o papel das religiões na promoção da justiça ambiental e a importância da participação social na construção de políticas públicas sustentáveis.
Um dos momentos mais marcantes do simpósio foi a apresentação do curta-metragem “Quando a Terra Chora”, dirigido por Denisson Beretta Gargione. O documentário entrelaça imagens impactantes e depoimentos emocionantes, revelando não apenas o sofrimento causado pela tragédia, mas também a força e a esperança que emergem das comunidades atingidas.
Um passo coletivo por um futuro sustentável
Com apoio da Companhia KHAOS Cênica e da Pastoral Unilasalle, o Simpósio da Ecologia Integral reforçou o compromisso das instituições envolvidas com a promoção de uma cultura de cuidado, justiça social e sustentabilidade.
Mais do que discutir problemas, o evento foi um chamado à ação, convidando a sociedade a transformar a dor em esperança e a construir, juntos, caminhos para um futuro mais justo e solidário.
Créditos Fotos: Lucas Costa / Unilasalle