Situação dos hospitais é tema de encontro na Cúria Metropolitana

15/03/2023

Situação dos hospitais é tema de encontro na Cúria Metropolitana

Representantes de hospitais católicos sediados em Porto Alegre estiveram na Cúria Metropolitana para uma reunião com o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, na sexta-feira (10), para uma ampla pauta com representantes dos hospitais Santa Casa de Misericórdia, Mãe de Deus, Rede Divina Providência, Rede Verzeri HBO (Hospital Banco de Olhos), São Lucas e Independência. Também participou do encontro o Pe. Talis Pagot, referencial da Comissão dos Leigos da Arquidiocese de Porto Alegre.

 

Como representantes de cada instituição de saúde, estiveram presentes: a Sra Melissa Saraiva e a Sra Jaqueline Fonseca, representando a Santa Casa de Misericórdia; Ir. Adiles Lucia Menti, representando o Hospital Mãe de Deus, o Sr. José Clóvis Soares, o Dr. Willian Dalprá, a Ir. Inês Pretto e o Sr. Francisco Tavares, ambos da Rede de Saúde Divina Providência, a Ir. Rosangela Donini e a Sra Marta Bratz, do Hospital Banco de Olhos, e o Sr, Saulo Mengarda e o Sr. Matheus Jardim, pelo Hospital São Lucas da PUCRS.

 

Foram abordados primeiramente questões relativas ao chamado caminho sinodal no âmbito da saúde, oportunidades e desafios das instituições e caminhos de cooperação e entreajuda. As discussões se detiveram, de modo particular, sobre o assunto de gestão hospitalar e a questão econômica das instituições. “Numa possível estratégia de entreajuda, verificou-se a importância de ampliar o debate e dar visibilidade à temática, através de ações conjuntas. Foram abordadas também, questões éticas envolvendo a prática cotidiana dos hospitais e os princípios éticos da Igreja”, explicou o Pe. Talis Pagot.

 

 

Situação do IPE Saúde

 

Na segunda-feira, o arcebispo recebeu na Cúria o deputado estadual Matheus Gomes, e solicitou ao parlamentar que leve para a Assembleia Legislativa a discussão sobre o IPE, que afeta não apenas os hospitais sediados em Porto Alegre, mas de forma mais grave no interior do Rio Grande do Sul. 

 

Ainda no âmbito do Legislativo gaúcho, a situação do IPE foi tratada recentemente pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Neri, o Carteiro (PSDB), que aprovou dois requerimentos para a realização de audiências públicas. Também foi aprovado o pedido do deputado Dr. Thiago Duarte (União) para criação de uma subcomissão para tratar da situação do IPE-Saúde.

 

Segundo o proponente da subcomissão, o objetivo é acompanhar a tramitação e discutir o projeto que o Poder Executivo pretende encaminhar à Assembleia Legislativa para reestruturar o plano de saúde, que atende cerca de 1,2 milhão de gaúchos. O colegiado terá prazo de 120 dias para concluir seus trabalhos, a contar do dia 8 de março.

 

Uma das audiências públicas aprovadas abordará a questão dos honorários médicos dos profissionais credenciados ao IPE-Saúde. E a outra, requerida pelos deputados Pepe Vargas (PT) e Airton Artus (PDT), terá como objeto a situação enfrentada pelas UTIs neonatais e pediátricas no Rio Grande do Sul. A primeira delas, que deverá ocorrer na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), será palco para a instalação da subcomissão. Ambas deverão ocorrer em formato  híbrido.

 

Com informações do portal da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul



Autor:
Marcos Koboldt com colaboração do Pe. Talis Pagot

Tags: