Solenidade de São Pedro e São Paulo: Papa Francisco publica Carta Apostólica ao Povo de Deus

29/06/2022

Solenidade de São Pedro e São Paulo: Papa Francisco publica Carta Apostólica ao Povo de Deus

No dia em que a Igreja Católica celebra a solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, o Santo Padre Papa Francisco publicou a Carta Apostólica ao Povo de Deus  Desiderio Desideravi, dirigida aos Bispos, Presbíteros e Diáconos, aos consagrados e consagradas e aos fiéis leigos sobre a formação litúrgica do povo de Deus.

 

Nos seus 65 parágrafos o Santo Padre reflete a respeito de diferentes aspectos da celebração litúrgica. Destaca entre os quais que é a Liturgia é o local de encontro com Cristo, também abordando seu sentido teólogico, recordando que a Igreja é o Sacramento do Corpo de Cristo. 

 

Escreve ainda o Santo Padre em um dos tópicos que na Liturgia está “o antídoto para o veneno do mundanismo espiritual”. Mais adiante Francisco aborda a necessidade da redescoberta diária da beleza da verdade da celebração cristã e acrescenta ser preciso que os batizados tenham um “assombro diante do mistério pascal: parte essencial do ato litúrgico”. 

 

A necessidade de uma formação litúrgica séria e vital também é destacada pelo Papa Francisco na Carta ao Povo de Deus  "Desiderio Desideravi" com uma pergunta a todos cristãos: como recuperar a capacidade de viver plenamente a ação litúrgica? Para ajudar os fiéis na resposta, Francisco recordou o texto de São Paulo VI, de 4 de dezembro de 1963, ao encerrar a segunda sessão do Conselho que, entre alguns dos pontos, salientou que “a liturgia é a primeira fonte de comunhão divina na qual Deus compartilha sua própria vida conosco”.

 

A arte de celebrar

 

Entre os temas abordados pelo Santo Padre a Arte de Celebrar (ars celebrandi) recebeu uma atenção especial e que requer uma série de conhecimentos diferentes, entre os quais a própria  “compreensão do dinamismo que se desenvolve através da Liturgia”.  Lembrou que a arte de celebrar deve estar em harmonia com o Espírito Santo, não se restringindo ao papel dos ministros ordenados, mas que todos batizados são chamados a viver esta dimensão da espiritualidade.

 

Francisco conclui a Carta ao Povo de Deus clamando pela unidade dos cristãos, abandonando às polêmicas, para “ouvir juntos o que o Espírito diz à Igreja”. 

 

Foto da visita ad limina apostulum dos bispos do Regional Sul III da CNBB ao Vaticano no mês de maio. 

 

Matéria em atualização

 

 



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: