Uma joia da arte sacra no extremo-sul de Porto Alegre

16/08/2023

Uma joia da arte sacra no extremo-sul de Porto Alegre

Os fiéis e moradores do extremo-sul da capital, tão distantes  geograficamente do circuito cultural e artístico da cidade, estão prestes a poder desfrutar, a poucos passos de casa, do novo e surpreendente conjunto neogótico da Igreja Nossa Senhora de Belém, uma das mais antigas de Porto Alegre. Trata-se da inauguração da reforma e decoração artística do quase sesquicentenário templo localizado no Bairro Belém Novo, a ser realizada no próximo sábado (19), a partir das 10h, com a presença do arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, e do Prefeito Municipal, Sebastião Mello.

 

A igreja do longínquo bairro da capital – teve sua pedra fundamental da  construção lançada em 1876 – sempre se destacou por sua importância histórica e religiosa às margens do Guaíba, e, também, a partir de agora, artística. 

 

O projeto artístico é o maior trabalho sacro completo realizado nos últimos  anos na Arquidiocese de Porto Alegre. Foi idealizado pelo pároco Pe. Tiago Francesco Escouto e pelo especialista em Arte Sacra Ermindo Schuh, e executado em etapas desde 2018 pela empresa ARS Restaurações Ltda, de Salvador do Sul (RS), tendo por Mestre da Obra André Westhauser e mais de  uma dezena de auxiliares diretos e indiretos. 

 

Carta do Papa Francisco

 

Na segunda grande etapa do projeto, anterior à conclusiva, quando foram contemplados os trabalhos de reforma e decoração do teto da igreja, a comunidade recebeu – com alegria e surpresa – em janeiro de 2022, uma carta do Papa Francisco de cumprimentos pelos trabalhos realizados, que foi motivo de um santo orgulho para toda a comunidade do pacato bairro de Porto Alegre. Neste estágio, ao longo do segundo semestre de 2021, o renovado forro recebeu melhorias estruturais, pintura de estrelas e nervuras neogóticas, emolduramentos, apliques e sanca em gesso, uma nova iluminação indireta em led e um grande lustre doado pelo Irmão Lassalista Renato Koch, uma das maiores autoridades em Arte Sacra no Brasil.

 

Os quatro dogmas de Maria

 

Já a última etapa dos trabalhos – prestes a ser inaugurada – teve seu início em novembro do ano passado, e contemplou a reforma e decoração artística das paredes laterais internas e do coro da igreja, com destaque para as pinturas dos “medalhões dos dogmas marianos”, do artista gaúcho Velcy Soutier. Segundo o pintor, “os novos murais pintados nas paredes da nave da Igreja Nossa Senhora de Belém retratam os quatro Dogmas de Maria: Maternidade Divina, Virgindade Perpétua, Imaculada Conceição e Assunção ao Céu. As pinturas são referenciadas na iconografia da pintura sacra, tendo sido relidas e recontextualizadas para decorar o ambiente religioso, trazendo consigo a inspiração à devoção de Maria, a mãe de toda a cristandade”. 

 

De acordo com o pintor muralista, “as imagens que passam a integrar o ambiente da igreja remetem ao princípio gerador da fé em Nossa Senhora, e, como imagens permanentes, contribuem para a renovação da devoção à Maria”. Soutier ainda afirma: “Na minha pintura sacra procuro traduzir os textos religiosos em imagens de leitura fácil, procurando criar uma atmosfera de encantamento, para inspirar a elevação dos espíritos”. O pintor de 72 anos trabalha com arte sacra há cerca de 25 anos e com pintura de ateliê há mais de meio século. Sua arte já chegou há dezenas de países e seus livros e trabalhos acadêmicos são bastante conhecidos. É graduado em Artes Plásticas, com especialização em Educação Estética e Arte, e mestrado em Design.

 

No conjunto artístico, desde o início dos trabalhos há cinco anos, ainda  destacam-se a Pintura do Mural do Cordeiro, Anjos e Letreiro do Arco, realizadas por Velcy Soutier na primeira etapa entre 2019 e 2020; a Pintura do Resplendor do Divino Espírito Santo, também de Soutier e André Westhauser, e o Projeto do Crucifixo neogótico suspenso, do Arquiteto Sacro Cristiano Fabris, instalado em 2018 pela ARS Ltda.

 

Em toda a igreja, uma nova mobília litúrgica em madeira cedro rosa, apliques em gesso e resina, e decorações estilizadas, remetem à matriz gótica, com traços medievais e cores de uma ousada paleta predominantemente dourada e bordô, trazendo ao ambiente uma sensação de nobreza e beleza ímpar à igreja histórica de Belém Novo. Todas as imagens históricas foram restauradas pelo artista plástico Paulo Joaquim da Silva; baldaquinos e dosséis góticos flamejantes foram instalados; a Via-Sacra reelaborada para a matriz gótica do conjunto; um moderno e discreto sistema de climatização foi instalado não interferindo nos trabalhos artísticos, além de uma completa reforma elétrica no prédio de 147 anos. Ademais, impressiona um imponente rodapé em pedra de arenito rosa ainda “abraça” todos os fiéis que entram no templo, envolvidos com as notas musicais do também novo Órgão de Tubos digital que embeleza o remodelado coro da igreja.

 

Conforme o Ermindo Schuh, co-autor do projeto geral, “nestes momentos finais de tão bela obra de revitalização da Igreja de N. Sra. de Belém, em nome da empresa ARS Restaurações expressamos nossa imensa alegria pela bela obra realizada através de inúmeras parcerias. A paleta de cores escolhida no tema de Maria, N. Sra. de Belém e o Cristocentrismo, estão em destaque, através das cores e da arte. Poderia ser mais simples? Creio que sim, porém, está em evidência que ao Rei dos reis toda honra e toda Glória! A expressão da fé vai  permanecer e tocar muita gente! E a Evangelização acontecerá pela beleza da arte, que fala permanentemente!”

 

Como se não bastasse, no conjunto artístico ainda se integram as novas janelas do templo: mais de uma dezena de vitrais neogóticos de inspiração medieval, confeccionados pelo artista Joseph Maria Antezzana Geur, de família holandesa, com vasta experiência na fabricação de vitrais. Todo o restante dos trabalhos em alvenaria, gesso, madeira e decoração sacra confeccionados ou pintados, foram liderados pelo Mestre da Obra André Westhauser.

 

A comunidade do bairro do extremo-sul de Porto Alegre está radiante de alegria pela iminente conclusão da obra e, não menos curiosa, uma vez que o mentor do Projeto, o Pároco Pe. Tiago, há 11 anos à frente da paróquia, fez questão em todas as etapas, de não mostrar aos fiéis a evolução dos trabalhos no interior da igreja até a inauguração das mesmas. Apesar dos obstáculos que marcaram o caminho, como a diminuição dos recursos devido a pandemia, as metas foram atingidas e as etapas concluídas e entregues aos admiradores. O suspense deu certo, com os resultados sempre agradando a todos os amantes do Belo! 

 

O sacerdote de 38 anos, ordenado presbítero no ano de 2011,  afirma que “ela era uma ‘folha em branco’ e, agora, às vésperas do seu sesquicentenário, entrego-a plenamente decorada em seu interior, muito antes do planejado. Foi graças à intercessão de Nossa Senhora de Belém e à cooperação de seus devotos, que este sonho se tornou realidade, em meio às ‘noites escuras’ da pandemia de Covid-19. Que este belo conjunto neogótico da Igreja de Belém, seja para nós um prenúncio da Jerusalém Celeste”.

 

O Pároco ainda agradece “a todos os artistas e benfeitores que colaboraram na execução do projeto e, sobretudo, a toda a comunidade paroquial que se empenhou no limite das suas possibilidades para que este sonho de ter um ambiente ainda mais adequado para celebrar melhor a presença de Deus na comunidade de Belém fosse possível”.

 

A solenidade de Inauguração Final da Reforma e Decoração Artística da Igreja Nossa Senhora de Belém acontece no próximo sábado (19), a partir das 9h com um coquetel de recepção às autoridades públicas e eclesiásticas e aos fiéis contribuintes das campanhas de arrecadação de fundos das campanhas que subsidiaram o qüinqüênio de obras. Às 10h acontece o descerramento da Placa Inaugural da Obra e a Santa Missa de Bênção Inaugural celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Spengler, atual presidente da CNBB. À noite, está programado um Jantar Baile Comemorativo no Salão Paroquial da Igreja com convites antecipados já esgotados. 

 

A igreja está localizada na Av. Heitor Vieira, nº 494, no Bairro Belém Novo, Zona Sul da Capital. 

 

De 1⁰ a 10 de setembro, acontece a Novena e a Festa da Padroeira na igreja já inaugurada, com uma vasta programação religiosa e social.

 

“Quando vejo no que este templo se transformou, penso no potencial que esta parte da cidade adquiriu. Quem sabe, algum vereador faça um projeto de revitalização da praça em frente à igreja e da orla do Guaíba na região, tornando este espaço de encontro na fé e no lazer. Uma bela opção para Porto Alegre”, finaliza Ermindo.

 

A igreja, a partir da próxima semana, pode ser visitada em horário comercial. Uma verdadeira “jóia” neogótica a ser descoberta aos que se aventurarem até o distante Belém Novo, às margens do Guaíba.

 

Colaborou o Pe. Tiago Escouto



Autor:
Marcos Koboldt

Tags: