Vicariato de Canoas fortalece comunhão e espiritualidade no Conselho Pastoral

15/04/2025

Vicariato de Canoas fortalece comunhão e espiritualidade no Conselho Pastoral

Ano Jubilar, formação e liturgia foram os temas centrais do encontro, que reuniu lideranças das 25 paróquias do Vicariato        

 

No último sábado, 12 de abril, o Vicariato Episcopal de Canoas realizou o seu Conselho de Pastoral, reunindo coordenações leigas, os presbíteros, diáconos e a vida religiosa consagrada das 25 paróquias que compõe o Vicariato e os referenciais das comissões, pastorais e movimentos. A temática central do encontro foi o Ano Jubilar.

O Coordenador de Pastoral do Vicariato, Pe. Rodrigo Rubi, apresentou a Secretaria Executiva do Conselho de Pastoral do Vicariato: Dom Juarez Albino Destro (bispo referencial do Vicariato de Canoas), Pe. Francisco Grasselli (Vigário Episcopal), com os demais leigos que representam as Áreas Pastorais: Irajara Mateus, Maria Odete, Valmor e Jandira Bienert (Canoas/Nova Santa Rita) Josiane dos Santos (Esteio), Regis de Oliveira (Sapucaia do Sul).  Representando os Diáconos permanentes - Diácono Lourival Fernandes (Paróquia Imaculado Coração de Maria, Esteio) e pela Vida Religiosa Consagrada (Ir. Lenimar, SND).

Nesta oportunidade, todo o Vicariato saudou a Dom Juarez pelo seu aniversário natalício no dia 09 de abril.

Em seguida, foi repassado a todos o Guia do Jubileu da arquidiocese de Porto Alegre. Os párocos das Igrejas jubilares do Vicariato: Pe. Francisco Grasselli (São Luís Gonzaga) e Pe. César Leandro Padilha (Nossa Senhora das Graças), ambas de Canoas, apresentaram a programação de suas comunidades e motivaram a todo o povo de Deus para realizarem as suas peregrinações neste Ano Santo. Nesta oportunidade, também foi lida a carta do arcebispo Dom Jaime Cardeal Spengler, dirigida a todos os fiéis da arquidiocese, dando orientações práticas para o Ano Jubilar, para que seja oportunidade de riqueza espiritual a um maior número possível de fiéis. Por fim, o Pe. Heitor Morschel, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Sapucaia do Sul, relatou o testemunho da peregrinação de sua paróquia, até a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Sapucaia do Sul.

No segundo momento, foi lida a parte dois da carta do arcebispo dom Jaime, que trata sobre a formação, apresentando o itinerário formativo “Caminho de fé”, iniciado em 2024 e que terá continuidade em 2025. Todas as lideranças foram motivadas a fazer a sua inscrição diretamente na secretaria de suas paróquias. Pe. Bruno Ferreira, Animador Vocacional arquidiocesano e coordenador do projeto formativo “Caminho de fé”, esteve presente para tirar dúvidas e animar a participação de todos neste projeto.

O Vicariato de Canoas também recebeu coordenador arquidiocesano de Liturgia, Marcelo Meireles Mito, que fez uma breve apresentação sobre a importância da Animação da vida litúrgica em nossas comunidades. E também convidou a todos para a Assembleia arquidiocesana de liturgia, a ser realizada no dia 31 de maio, das 08h30 às 16h, no colégio São Francisco.

Dom Juarez Albino destro, também aproveitou o momento para convidar para o Simpósio da Ecologia Integral, a ser realizado no dia 22 de abril, no Salão de Atos da Unilasalle, uma ação em conjunto com a Pastoral Unilasalle, Universidade do Sentido e a arquidiocese de Porto Alegre, a fim de despertar para um futuro sustentável.

Por fim, os grupos, comissões e lideranças, se reuniram para tratarem dos seus assuntos específicos.

 

Texto e imagens:  
Coordenação de Pastoral do Vicariato de Canoas

 



Autor:
Greice Pozzatto

Tags: