Sustentabilidade

15/07/2022

Sustentabilidade se tornou um conceito de uso corrente. Está presente nos debates em torno das questões que dizem respeito aos processos de produção, de energia sustentável e renovável, de conservação do meio ambiente, do reciclável, dos meios de transporte, da habitação, da alimentação, da vida no e do planeta da terra. Trata-se de um conceito sistêmico relacionado com a interdependência de aspectos da sociedade: econômicos, sociais, culturais, ambientais, éticos.

 

O conceito, e sua abrangência, se impõe devido às preocupações latentes em torno da degradação do planeta, da natureza, da escassez de recursos, das agressões à natureza, das constantes situações de contaminação química do meio ambiente, da qualidade da vida - e da vida humana!

 

A Mãe Terra emite sinais de deterioração, de cansaço, de esgotamento. De fato, itens importantes para a vida do planeta apresentam sérios aspectos de degradação: a água, a biodiversidade, os biomas, o ar, o solo, as matas.

 

Há indícios de que chegou o tempo de rever urgentemente o modo de compreender a vida em suas distintas formas de manifestação e de como estamos explorando os recursos que a natureza nos oferece. Urge respeitar as múltiplas formas de manifestações de vida que caracterizam a vida da Mãe Terra.  

 

Cuidar e promover a vida tornou-se tarefa comum e empenhativa. É que a vida, as pessoas, assim como todos os fenômenos humanos, antes de serem úteis para alguma outra coisa, possuem valor em si mesmos.

 

Uma questão se impõe: como restituir às nossas práticas e projetos de sustentabilidade o seu caráter propriamente humano e ético de casa, de morada?! Somos éticos quando nos sentimos bem, em casa, convivendo uns com os outros e com a própria natureza, como irmãos e irmãs que nos foram dados por Deus para serem amados pelo que são e não pela utilidade, produtividade ou função que tenham ou possam vir a ter.

 



Autor:
Dom Jaime Spengler

Tags: