Arquidiocese pelo mundo: uma conversa com o Padre Geraldo Hackmann

29/03/2022

Arquidiocese pelo mundo: uma conversa com o Padre Geraldo Hackmann

A Arquidiocese de Porto Alegre segue entrevistando os sacerdotes em missões fora de seu território. Na quinta reportagem da série conversamos com o padre Geraldo Hackmann, que está em Roma, no Colégio Pio Brasileiro. O sacerdote iniciou seus estudos de Filosofia no Seminário Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Viamão, no ano de 1968. De 1971 a 1974 cursou Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, sendo ordenado sacerdote no dia 30 de novembro de 1974. Em 1979 obteve a pós-graduação em nível de mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. No ano seguinte inicia como professor da Faculdade de Teologia da PUCRS. No ano de 1990 obteve o doutorado novamente na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Confira a entrevista:

 

 

Conte para os leitores sobre o seu trabalho no Colégio Pio Brasileiro?

 

Padre Geraldo Hackmann -   Meu trabalho no Pontifício Colégio Pio Brasileiro, desde o dia 17 de outubro de 2020, quando tomei posse como Diretor de Estudos, é orientar os estudos dos padres brasileiros, residentes no Pio Brasileiro, nas diversas Universidades onde realizam seus estudos de mestrado e doutorado. Tenho a missão de acompanhar, auxiliar e garantir a realização dos estudos para os quais forma enviados por suas respectivas Dioceses e Arquidioceses. Faço, também, a relação institucional entre o Pio Brasileiro e as Universidades romanas. Além disso, tenho a responsabilidade da biblioteca, com a tarefa de prover a aquisição de novos livros e de revistas científicas nas diversas áreas das ciências humanas, particularmente a Filosofia e a Teologia. Também acompanho dois departamentos: o Cultural e o de Esportes. Com o primeiro, juntamente com a equipe, acompanho e apoio as iniciativas culturais, como palestras (denominadas aqui “Quintal de Cultura”) e passeios do Colégio, que acontecem duas vezes ao ano. Com o de Esportes, incentivo e apoio a realização das diversas modalidades de esporte, particularmente futebol, vôlei e tênis, além da academia.

 

 

O senhor chegou no meio da Pandemia do Covid-19. Neste tempo conseguiste realizar alguma viagem pela Itália ou continente europeu?

 

Padre Geraldo -  Como cheguei aqui em Roma em tempo de pandemia, está difícil realizar viagens. Até agora só foi possível fazer visitas em alguns lugares turísticos da cidade eterna. Fizemos um passeio para Florença no mês de novembro do último ano. Agora, talvez, com a liberação decretada pelo governo italiano será possível realizar alguma viagem aqui na Itália.

 

O Senhor desempenha alguma atividade pastoral em Roma?

 

Padre Geraldo -        Não tenho um trabalho pastoral fora do Pio Brasileiro. Celebro a Eucaristia aqui mesmo. Em parte do mês de agosto passado, rezei algumas Missas na Basílica de Santa Maria em Trastevere, como ajuda no período de férias do Pároco da referida Basílica. Estou acompanhando uma equipe de Nossa Senhora formada por casais italianos, o que está sendo uma experiência enriquecedora, pois me possibilita conhecer a vida matrimonial de famílias italianas e ajudar alguns casais a cultivar a espiritualidade conjugal.

 

Link para as entrevistas anteriores

 

https://www.arquipoa.com/noticias/arquidiocese-pelo-mundo-uma-conversa-com-o-padre-mauricio-jardim

 

https://www.arquipoa.com/noticias/arquidiocese-pelo-mundo-uma-conversa-com-o-padre-antonio-hofmeister

 

https://www.arquipoa.com/noticias/arquidiocese-pelo-mundo-uma-conversa-com-o-padre-eduardo-santos

 

https://www.arquipoa.com/noticias/arquidiocese-pelo-mundo-uma-conversa-com-o-padre-talis-pagot-

 



Tags: