A IMPORTÂNCIA DOS ENSAIOS DE CANTOS

17/11/2023

A IMPORTÂNCIA DOS ENSAIOS DE CANTOS

Aproxima-se o momento de mais um Ensaio de Cantos em nossa Arquidiocese de Porto Alegre. No próximo sábado, 18 de novembro de 2023, acontecerão de forma simultânea nos quatro vicariatos o Ensaio de Cantos que terá como enfoque o Ciclo do Natal (Tempos de Advento e Natal).

Certamente é um evento que traz muita alegria as nossas comunidades. A caminhada litúrgica desta Arquidiocese foi marcada por grandes ensaios de cantos que aconteceram desde a década de 80. Recordo com carinho, na segunda metade dos anos 90, que o auditório do Antigo Centro de Pastoral (atrás da Igreja São Pedro em Porto Alegre) ficava lotado, inclusive o mezanino, de pessoas que se dedicavam a Pastoral Litúrgica em nossas comunidades; portavam consigo os polígrafos com as partituras, as pastas coloridas  com a temática do ensaio e, também, as “fitas K7” com as gravações dos cantos.

Os Tempos são outros, com o advento da internet, das redes sociais, principalmente do YouTube, com seu enorme acervo de áudio e vídeo, felizmente temos acesso a toda riqueza de gravações que nos são propostas, na palma de nossa mão. Mas, quando vamos a um restaurante, com muita fome, diante de um cardápio repleto de opções, por vezes escolhemos mal, acabamos deixando o melhor prato de lado; assim acontece com a nossa relação de escolha de repertório, diante da vasta diversidade de opções de gravações que temos em nossas redes sociais, e que nem sempre são opções de cantos que estão a serviço da liturgia. Cantos que não contemplam os critérios litúrgico-musicais, que não levam em consideração a Palavra e o Tempo Litúrgico, cantores que querem “brilhar” mais que a mensagem.

Diante deste cenário, os Ensaios de Cantos continuam a ser tão essenciais, pois trazem em si um sentido pedagógico. Eles nos tomam pela mão e nos conduzem para o melhor caminho, nos ensinam que é preciso “Cantar a Liturgia”, para que através do canto possamos fazer a experiência do encontro com o Senhor (cf. Desiderio Desideravi, 10) e assim conduzir muitos irmãos e irmãs a um mergulho no Mistério Pascal do Senhor.

O Canto Litúrgico nos leva a louvar a Deus, congregar a assembleia que reza e, também, é um grande instrumento de Evangelização. O Ensaio de Cantos quer ser um importante instrumento de evangelização e de formação litúrgica, pois cantando os cantos mais apropriados vai nos formando para uma plena, consciente e frutuosa participação e formação litúrgica.

Participemos dos Ensaios de Canto propostos por nossa Arquidiocese de Porto Alegre, eles certamente darão seus frutos em nossas comunidades e, assim, dando uma unidade tão bela e querida em nossa Igreja. Deixemos-nos envolver por este tão grande mistério e cantemos os louvores de Deus em meio a grande assembleia (cf. Sl 21).



Autor:
Marcelo Mito

Fonte:
Coord. da Pastoral Litúrgica

Tags: