Mudar nossos caminhos no caminho do Senhor

13/02/2024

Mudar nossos caminhos no caminho do Senhor

Eis o tempo de conversão, o percurso de mudança para Deus. Quarenta dias de preparação: não mais, como nos primeiros séculos, apenas para aqueles que receberão o batismo ou para os que, confessando ser pecadores, trilham o caminho da penitência para receber o perdão.

A Quaresma hoje não é apenas para alguns, mas para todos os cristãos; para todo aquele que busca seguir a Cristo, o crucificado-ressuscitado que celebramos na Páscoa – aquele que encontramos ao final deste percurso.

Tempo de penitência, sim, como também de oração fervorosa, de caridade redobrada. É o momento da vida cristã em que olhamos para o nosso caminhar, trilhando com os irmãos o caminho de um deserto que purifica e renova.

Somos povo que caminha pelo deserto, mas não sem saber para onde vai, pois caminhamos para a liberdade dos filhos de Deus - deste Deus que é misericórdia e que faz novas todas as coisas. Somos nós esse povo que impõe sobre si as cinzas do arrependimento e que busca renovar seu interior, mas também fazer novo o mundo que nos cerca.

Vamos caminhar por quarenta dias no deserto junto de Jesus, fazendo jejuns, dando esmolas e celebrando com devoção nossas liturgias - sóbrias e belas - nesse tempo tão rico da Igreja. Que também as nossas celebrações, em sua nobre simplicidade, nos ajudem a convertermos, a mudarmos os nossos caminhos no caminho do Senhor. Celebremos bem essa Quaresma, buscando a conversão de nossos passos como cristãos - como irmãos e irmãs que somos todos. E todos juntos possamos celebrar com alegria a Páscoa da Ressurreição.



Autor:
Pe. Henrique Zimmer - Referencial da Comissão Arquidiocesana de Liturgia - Arquidiocese de Porto Alegre

Tags: