Kalenda, anúncio do nascimento de Jesus

19/12/2023

Kalenda, anúncio do nascimento de Jesus

Para a celebração da Missa da Noite de Natal do Senhor, a segunda das quatro Missas dessa solenidade, a Igreja nos apresenta o magnífico texto da Kalenda, também conhecido como Anúncio Natalino. Contido no Martirológio Romano, um livro litúrgico utilizado para anunciar as festas dos santos na véspera de seu dia, a Kalenda é uma recapitulação da história do povo de Israel, interpretada à luz da Encarnação de Jesus Cristo, considerada o epicentro da narrativa histórica.

O nome "Kalenda" deriva da primeira frase do texto original em latim: "Octavo Kalendas Ianuarii", significando o oitavo dia antes das kalendas de janeiro, conforme a tradição romana, onde o primeiro dia do mês era chamado de "kalendas". Dessa forma, os dias próximos a esse marco eram contados em relação a ele, justificando a denominação do dia 25 de dezembro.

No texto latino, há uma referência à lua, por exemplo, neste ano de 2023, especificamente a lua décima terceira. Essa alusão é ao calendário judaico, que contabiliza os dias do mês a partir do primeiro dia da lua nova. Assim, em 2023, o dia 25 de dezembro é identificado como o 13º dia do mês lunar judaico, desde o início da lua nova.

Durante o cântico da Kalenda, é prática comum posicionar a imagem do Menino Jesus diante do altar, coberta por um véu. Após o cântico, a descoberta da imagem é realizada por um diácono ou outro ministro, ou mesmo pelo sacerdote.

Quanto à execução da Kalenda, ela pode ser entoada por um cantor ou leitor leigo, por um diácono ou até mesmo pelo sacerdote no Ambão da palavra. A versão em português, conforme consta no Diretório Litúrgico da CNBB, omite as duas primeiras frases, iniciando diretamente com a menção dos grandes eventos da história de Israel em relação ao nascimento de Cristo segundo a carne, como criação, dilúvio, nascimento de Abraão, êxodo, etc.
A nova tradução do Missal Romano apresenta pequenas modificações ao longo do texto e especifica o momento adequado para entoar esse cântico: após a saudação do sacerdote, antes do hino do glória.

Segue o texto da kalenda atualizado (2023):

“(Oitavo dia antes das Calendas de janeiro. Lua décima terceira)

Transcorridos muitos séculos desde a criação do mundo, quando no princípio Deus criou o céu e a terra e formou o homem à sua imagem;

depois de muitos séculos desde que, após o dilúvio, o Altíssimo pusera entre as nuvens o arco, sinal de aliança e de paz;

vinte e um séculos depois que Abraão, nosso pai na fé, migrou da terra de Ur dos Caldeus;

treze séculos depois da saída do povo de Israel do Egito, conduzido por Moisés;

cerca de mil anos depois da unção real de Davi;

na sexagésima quinta semana segundo a profecia de Daniel;

durante a Olimpíada centésima nonagésima quarta;

no ano setecentos e cinquenta e dois da fundação de Roma;

no quadragésimo segundo ano do império de César Otaviano Augusto,

quando a paz reinava em toda a terra,

Jesus Cristo, Deus Eterno e Filho do Eterno Pai, querendo santificar o mundo com o seu piíssimo advento,

concebido pelo Espírito Santo, decorridos nove meses após a sua concepção,

nasceu em Belém de Judá, da Virgem Maria, feito homem.

Natividade de nosso Senhor Jesus Cristo segundo a carne.”

 

Sugestão de melodia para entoar este hino:

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LIx1MbIm_wo

Partitura: https://www.arquipoa.com/uploads/Musicas/Kalendas.pdf

 

Partitura com o texto atualizado: https://drive.google.com/file/d/14lL05DwJ3nYcrPFjjOkUSDAF4ol0vdpj/view

Áudio conforme partitura atualizada: https://youtu.be/pN4DSvPqfH0?si=ZFa3KrhCcJ7_3d-o

Fontes:

Cf FLORCOVSKI, André. Texto oficial do Anúncio do Natal ou Kalenda (atualizado 2023). Pílulas litúrgicas, 2023. Disponível em: http://pilulasliturgicas.blogspot.com/2016/12/a-proclamacao-do-natal-2016.html. Acesso em 19/12/2023

MISSAL ROMANO. Tradução portuguesa da 3ª edição típica para o Brasil. Brasília: Edições CNBB, 2023, p. 1216.



Autor:
Diác. Marto de Souza Vilaza - Referencial do Setor Música Litúrgica

Fonte:
Cf FLORCOVSKI, André. Texto oficial do Anúncio do Natal ou Kalenda (atualizado 2023). Pílulas litúrgicas, 2023. Disponível em: http://pilulasliturgicas.blogspot.com/2016/12/a-proclamacao-do-natal-2016.html. Acesso em 19/12/2023 MISSAL ROMANO. Tradução portuguesa da 3ª edição típica para o Brasil. B

Tags: